O governo chinês informou, na terça-feira (1º), a descoberta do primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3 da gripe aviária. No entanto, de acordo com as autoridades da China o risco de propagação desse vírus entre as pessoas é baixo.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

A notícia causa bastante preocupação porque atualmente a circulação do coronavirus em diversas regiões do mundo não para de causar mortes. Até o momento, os países que registram mais casos da pandemia foram os Estados Unidos, o Brasil, a Índia, a França e a Turquia.

Alguns países europeus e os Estados Unidos começaram a implementar medidas de redução do isolamento social. Nesse contexto, bares museus e outros estabelecimentos estão autorizados para fechar.

O vírus H10N3 poderia representar outra ameaça para volta das atividades corriqueiras nessas regiões. No entanto, de acordo com as autoridades chinesas, o risco de propagação da gripe aviária é reduzido.

Continua depois da publicidade

Além disso, é importante mencionar que, por meio de simples medidas torna-se possível evitar a disseminação da gripe aviária. A transmissão da doença também é mais restrita, pois não é transmitida, por exemplo, pelo ar e entre os humanos. É necessário ter contato direto com a ave ou mesmo consumir carne contaminada pelo vírus.

Apesar do risco reduzido de propagação da doença, muita gente tende a ficar com dúvidas em relação à gripe aviária e bastante preocupada. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para você na qual vamos destacar tudo o que sabemos até agora e deixá-lo bem informado.

> Mitos e verdades sobre os efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

O que é a gripe aviária

A gripe aviária faz referência ao resultado da infecção das aves pelo vírus influenza. Vale destacar que existem diversas cepas (variações do vírus) e elas podem ser classificadas como baixa ou alta patogenicidade, de acordo com a capacidade de provocarem doenças leves ou graves nos animais.

Entre algumas variações do vírus causador da gripe aviária estão o H5N1, H5N8, H7N9 e o H9N2. O vírus causador do mais recente contágio humano pertence à cepa H10N3. Segundo as autoridades chinesas, trata-se de uma variante de baixa patogenicidade, ou seja, seria uma variante menos grave.

Continua depois da publicidade

Vale destacar todas as aves estão sujeitas a terem a infecção, apesar de algumas espécies são mais resistentes que outras. A doença provoca vários sintomas nos animais. Algumas variantes podem causar sintomas leves ou outras mais graves. Entre alguns sintomas estão febre, dor de garganta, coriza, tosse seca e dificuldade respiratória (esse último nos casos mais graves).

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Como começou o surto na China

O Surto da nova variante da gripe aviária começou no dia 1º de junho, na China. O governo do país informou a descoberta do primeiro caso do vírus H10N3.

Um homem de 41 anos de Jiangsu, uma província localizada no leste da China, foi confirmado como primeiro caso humano de infecção pela linhagem H10N3, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde chinesa (NHC). Segundo o órgão governamental, o risco de propagação da doença em grande escala é reduzido.

Ainda conforme a NHC, o morador da cidade de Zhenjiang foi hospitalizado em 28 de abril e após apresentar alguns sintomas, como a febre, ele foi diagnosticado com o vírus H10N3.

Continua depois da publicidade

O paciente está estável e deve receber alta do hospital nos próximos dias. Até agora nenhum outro caso foi detectado, inclusive entre pessoas próximas do morador de Zhenjiang. A entidade, no entanto, não deu detalhes sobre como a pessoa se infectou.

> Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19

O que significa a sigla H10N3

A H10N3 é mais uma cepa da gripe aviária e faz referência a uma linhagem patogênica baixa do vírus nas aves. De acordo com a NHC, o risco dessa variante se disseminar em larga escala é reduzido.

De acordo com o Filip Claes, coordenador do Centro de Emergência para Doenças Transfronteiriças de Animais da Regional da Ásia e Pacífico do FAO (órgão da ONU especializado em cuidar de questões relacionadas à alimentação e agricultura), cerca de 160 exemplares do vírus forma relatados entre 1978 e 2018.

A maior parte dos casos ocorreu entre pássaros selvagens ou aves aquáticas da Ásia e em outras partes específicas da América do Norte. Nenhum caso foi registrado entre frangos até o momento.

Continua depois da publicidade

> Veja mapas e dados da vacinação por cidade

Outras cepas de gripe aviária registradas

Diversas etapas de gripe aviária já foram detectadas em animais na China. No entanto, a ocorrência em pessoas é pouco comum.

A última epidemia de gripe aviária na China foi em 2016 e 2017 com o vírus H7N9. Naquela ocasião, a variante contaminou 1.668 pessoas e 616 indivíduos morreram, de acordo com a FAO.

> Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus

Sintomas da gripe aviária

Existem diversas cepas da gripe aviária e, por esse motivo, os sintomas podem variar. No entanto, há alguns sintomas comuns. Entre eles estão problemas respiratórios (tosse, congestionamento nasal e espirros), febre, fraqueza e complicações como pneumonia.

Vale destacar que o tempo de aparição dos primeiros sintomas depende de cada subtipo do vírus. Na maioria das vezes, os primeiros sintomas tendem a aparecer 3 dias após a infecção do vírus.

Continua depois da publicidade

> As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Gripe aviáriano Brasil 

Apesar do registro do primeiro caso da nova variante de gripe aviária, no dia 1º, na China, nenhum caso do vírus H10N3 foi registrado no Brasil até o fechamento desta reportagem.

> Quando receberei vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina?

Como a gripe aviária contamina humanos

Até o momento, foi registrado um caso da variante H10N3 da gripe aviária. Como destacamos anteriormente, esse caso foi detectado no leste da China. A situação da pessoa infectada é estável e nos próximos dias já deve receber alta do hospital.

> Como funciona uma vacina?

Como prevenir a gripe aviária

Diversas medidas podem ser tomadas com o objetivo de prevenir a gripe aviária:

destruição das aves infectadas ou expostas ao vírus;

descarte adequado das carcaças;

quarentena e desinfecção rigorosa das granjas;

restrições ao transporte de aves domésticas vivas.

Além disso, é importante a lavagem constante das mãos com água e sabão. Desse modo, os transportadores e abatedores devem desinfetar suas mãos após cada operação.

Continua depois da publicidade

> Anticorpos da Covid: quanto tempo dura e o que já se sabe sobre

Agente causador da gripe aviária

A gripe aviária é uma doença contagiosa que é causada por variantes do vírus influenza do tipo A. Existem diversas variantes que podem ocasionar a doença e elas podem infectar aves e, em situações menos frequentes, suínos e seres humanos. Desse modo, o agente causador do último caso registrado na China é o vírus H10N3.

> Por dentro de um laboratório de produção de vacina

Transmissão do vírus

A gripe aviária não é transmitida de uma pessoa para a outra. A transmissão acontece por meio do contato com aves contaminadas pelo vírus ou mesmo pelo consumo de carne de galinhas, patos, frangos ou mesmo perus contaminados.

Por esse motivo, para evitar a disseminação da gripe aviária são necessárias algumas simples medidas como cozinhar bem a carne de aves antes de comer e evitar o contato com qualquer tipo de animais dessas espécies.

Já há mortes por gripe aviária?

Até o momento foi registrado apenas um caso de gripe aviária do tipo H10N3 no mundo. Até o fechamento desta reportagem não foi registrado nenhuma morte causada por essa nova variante da gripe aviária.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira (1º) foi detectado pelo governo chinês o primeiro caso de gripe aviária do tipo H10N3. No entanto, conforme destacamos, de acordo com as autoridades locais, o risco de contágio entre humanos é reduzido. 

É importante destacar que há algumas medidas de prevenção que podem ser tomadas, especialmente nos abatedores. Nesse contexto, é necessário ficar atento a elas para que seja possível evitar a disseminação da gripe aviária em diferentes partes do mundo.

5 hábitos de higiene para manter no pós-pandemia

Leia também

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno