A greve continua e chega ao seu quarto dia em São José. Nesta quinta-feira, a prefeita Adeliana Dal Pont se reuniu com lideranças do Sintram-SJ para tentar viabilizar um acordo e acabar com a paralisação que atingiu cerca de 70 % da Educação e parte da Saúde e Guarda Muncipal.
Continua depois da publicidade
O que ficou decidido foi que o Executivo vai mudar a última proposta, que oferecia um ajuste de 19 % aos servidores que recebem o piso, 4 % de reposição da inflação (INPC) e 26 % de vale alimentação. Mas não vai ser o que o sindicato está pedindo, que é um reajuste de 7,16%.
– A prefeitura não pode aumentar os gastos com pessoal, pois vai atingir o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que inviabilizaria recursos federais para investir no município – disse a prefeita.
Segundo dados da prefeitura, o setor mais atingido foi a Educação, mas não houve registro de fechamento total das unidades de ensino. As aulas teriam sido garantidas com remanejamento de profissionais. O sindicato afirma que a adesão na área foi de 90 % e que várias escolas fecharam.
Continua depois da publicidade
Sem falarem a mesma língua, prefeitura e servidores vão para mais uma negociação. A prefeitura diz não poder dar os 7,16 % e os sindicalistas não arredam pé deste reajuste. A nova proposta do Executivo é esperada e uma assembleia entre os servidores nesta sexta-feira deve definir se a greve continua ou não.