Uma greve geral marcada para hoje em Portugal atingiu todos os setores da economia do país. Os passageiros enfrentaram diversos problemas.

Continua depois da publicidade

Nos principais aeroportos do país, aderiram à paralisação os sindicatos que representam os trabalhadores de assistência em terra, os tripulantes de cabine e os que integram a comissão que faz o controle aéreo. Dos 140 voos programados pela TAP, maior empresa do ramo no país, 121 foram cancelados e 17 reprogramados.

No total, mais de 470 voos internacionais foram cancelados e quase um milhão de pessoas tiveram que chegar a seus destinos sem os serviços normais de ônibus e trens. O metrô de Lisboa está fechado o dia inteiro. Nas estações de trens, os passageiros foram informados de que o serviço não iria funcionar. Filas de passageiros aguardando por ônibus se formaram nas ruas da capital Lisboa.

Escritórios de governo, escolas, serviço de postagem, coleta de lixo e outros serviços públicos também devem ser afetados, segundo as autoridades.

As principais confederações sindicatos do país, que representam mais de 1 milhão de trabalhadores, se opõem ao aumento de impostos e cortes de salários previstos pelo governo.

Continua depois da publicidade