Sindicalistas franceses afirmaram que não irão cancelar nem transferir o dia de greve geral e manifestações, marcado para 10 de março, apesar de coincidir com a visita de inspeção do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Paris. O grupo irá avaliar a candidatura da cidade aos Jogos de 2012.

Continua depois da publicidade

– Nós mantemos o nosso apelo por um grande dia de ação em 10 de março, e ao mesmo tempo nos alegramos antecipadamente em ver milhares de jovens atletas de todos os países se encontrando em Paris em agosto de 2012 – disse o principal grupo sindicalista francês, CGT, em comunicado.

Paris disputa com Londres, Madri, Moscou e Nova York o direito de organizar a Olimpíada de 2012. Uma comitiva de 13 integrantes do COI estará na capital francesa entre 9 e 12 de março, depois das visitas a Madri, Londres e Nova York.

A cidade francesa é considerada a favorita na disputa, mas as disputas na cidade causadas por ações industriais podem prejudicar a candidatura. Duas centrais sindicais mais moderadas, a CFDT e a CFTC, sugeriram uma mudança de data para o protesto, mas apenas se fosse uma decisão unânime. Porém, a proposta foi rejeitada pela CGT. Os sindicalistas afirmaram que a data estará marcada há muitas semanas e que obviamente não há ligação entre a greve e a visita do COI.

Na quarta-feira, o setor de transportes incorporou-se à greve, levantando a possibilidade de um caos no trânsito da capital francesa.

Continua depois da publicidade

– Poderia haver uma promoção melhor de Paris, mas não estou preocupado e tenho certeza de que isso vai reforçar nossa capacidade de reagir aos problemas que podem afetar a organização dos jogos – disse o ministro dos Esportes, Jean-François Lamour.

As informações são da Agência Reuters.