Os servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Ministério da Saúde devem permanecer em greve ao longo desta semana. As categorias iniciaram mobilizações na última terça-feira, 7, em Santa Catarina e pelo menos outros 15 Estados. A expectativa é de que a paralisação se prolongue até a semana que vem, quando o governo federal deve apresentar novo proposta de reajuste salarial aos funcionários públicos.

Continua depois da publicidade

População enfrenta greve dos servidores do INSS em Santa Catarina

Na Grande Florianópolis, as unidades da Capital atendem parcialmente. Nesta segunda-feira, 13, novas agências foram fechadas segundo o Comando Estadual de Greve do Sindprevs-SC: a da Av. Ivo Silveira e a da Rua Felipe Schmidt. Pior ainda para os segurados que procuraram as agências de Palhoça, Biguaçu e São José, onde todas as unidades de atendimento estão fechadas.

Apesar o fechamento de novas agências, atendimentos previamente agendados e perícias não devem sofrer com a paralisação. Mas o Sindprevs-SC salienta que cada caso será avaliado em cada unidade.

Continua depois da publicidade

AGENDE O ATENDIMENTO

Fone: 135, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h

Condições de trabalho

A greve dos servidores do INSS é por prazo indeterminado. Já os funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participaram apenas do movimento nacional na última terça-feira.

Os trabalhadores apontam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho nas agências da Previdência Social, postos e núcleo do Ministério da Saúde e locais de trabalho da Anvisa. Entre outras reinvidicações, os servidores querem a retirada de todos os projetos que atacam os direitos dos trabalhadores, como o PL 4330/2004, da terceirização.

O governo federal fez a proposta de reajuste salarial de 21,3% em quatro parcelas até 2019, o que não foi aceito. Depois de reunião junto do Ministério do Planejamento, foi fixado o dia 23 para apresentação de nova proposta.

Continua depois da publicidade

Mapa das paralisações

Adesão 100% e fechadas

Gex/APS Blumenau

São José

Biguaçu

Palhoça

Araranguá

Içara

Sombrio

Forquilhinha

Mafra

APS Centro/Fpolis

APS/ADJ Itajaí

Adesões parciais

GEX/Florianópolis

Superintendência INSS/PO

APS/ADJ Continente – Ivo Silveira (fecha na segunda-feira, 13)

Alfredo Wagner

Tijucas

Ibirama (1 servidor)

Rio do Sul

Jaraguá do Sul

GEX/Joinville

Joinville Centro

Joinville Guanabara

Lages (1 servidor – fecha na segunda-feira, 13)

Tubarão

Caçador

Porto União

Laguna

Chapecó

São Miguel do Oeste

Xanxerê

Xaxim (2 servidores)

São Francisco do Sul

Criciúma

MS/Florianópolis e São Miguel do Oeste

São Lourenço do Oeste

São Bento do Sul

Fonte: Comando Estadual de Greve/SC