A greve dos funcionários dos Correios, que começou em 30 de janeiro, parece não mexer com as autoridades responsáveis para que haja uma definição, acordo ou posição mais dura. Até a sociedade me parece meio adormecida ou se consola em buscar alternativas para resolver os problemas causados pela paralisação dos carteiros, solicitando a segunda via de boletos ou usando a internet para consegui-los. Fui ao Centro de Distribuição Regional que atende meu endereço residencial e sequer pude ingressar no prédio. Fui atendido educadamente por um servidor, mas os argumentos apresentados para explicar como a empresa está enfrentando a greve me deixaram ainda mais frustrado.

Continua depois da publicidade

Privilégios e injustiças

Ainda sobre a visita ao Centro de Distribuição. Fui alertado que os “apenas 4% em greve”, divulgados pela Superintendência Regional, não se aplicam à Grande Florianópolis. A adesão é quase total e poucos funcionários continuam nas agências e nos centros de distribuição. E eles atendem a prioridades da empresa: Sedex, correspondências registradas, encomendas e os carnês do IPTU. Para os últimos, a Prefeitura de Florianópolis teria contratado funcionários em caráter temporário para a separação e distribuição dos carnês. Fiquei preocupado quanto à “legalidade” da atitude. Se a prefeitura pode contratar temporários, por que os Correios não podem? E por que esse privilégio aos produtos de maior valor agregado em detrimento das correspondências mais simples? Que pelo menos se faça um rodízio entre os produtos. Só na Trindade, Santa Mônica e região são mais de 300 mil correspondências represadas. Até quando?

Amanhã tem Corrida Pedra Branca

Continua depois da publicidade

Amanhã, às 9h, acontece mais uma edição da Corrida Pedra Branca, na Palhoça. O evento visa promover a integração e a diversão, conscientizando sobre a importância da preservação do meio ambiente. São esperados 3 mil corredores, que disputarão corridas com percursos de 3,6 e 12 km. A largada e a chegada serão nas proximidades do Showroom da Cidade Pedra Branca, em frente à Unisul. Os primeiros cinco colocados de cada categoria serão premiados com troféus e todos que completarem a prova receberão medalha.