Em greve desde a sexta-feira, dia 9, os bancários de Joinville dizem ter paralisado o atendimento em 80% das agências da cidade na manhã desta terça-feira.
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– Ano passado foram 21 dias de greve e achamos que este ano o movimento está ainda mais forte – disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Joinville e Região, Valdemar da Luz Filho.
De acordo com a entidade, 51 das 63 agências bancárias de Joinville têm funcionários paralisados.
Na tarde desta terça, em São Paulo, bancários e representantes dos bancos se reúnem para tentar chegar a um acordo.
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– Mesmo que a proposta seja boa, é preciso marcar uma assembleia e colocar em votação – diz Valdemar.
Por isso, é pouco provável que a greve seja encerrada antes de quinta-feira, mesmo que haja um posicionamento nacional pelo fim do movimento.
A greve foi deflagrada na terça-feira da semana passada em todo país. A paralisação é por tempo indeterminado.
De acordo com o Sindicato, estão fechadas 100% das agências da rede privada em Joinville (37 agências), e 50% na rede pública (cinco da Caixa Federal e oito do Banco do Brasil), além de seis agências com atendimento parcial (três do BB e três da Caixa).
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Reivindicações
A categoria rejeitou na semana passada a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 6,5% de reajuste sobre os salários, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil.
Os sindicatos alegam que a oferta ficou abaixo da inflação de 9,57% e representa perdas de 2,8% para o bolso.
Eles reinvindicam a reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24 em junho), PLR de três salários mais R$ 8.317,90, além de outras questões, como melhores condições de trabalho.
Atendimento
A orientação para os clientes continua a mesma da semana passada, de que só procurem as agências em casos absolutamente necessários.
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Como cada agência tem um número diferente de funcionários em greve, alguns bancos de Joinville estão conseguindo manter o atendimento, mesmo com poucos atendentes.
Em nota, a Febraban lembra que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.
Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados) é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.