Uma greve nacional dos comissários de bordos e pilotos paralisou o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis na manhã desta quarta-feira. Os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campinas, em São Paulo, Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza também tiveram as atividades comprometidas. Na Capital catarinense, cerca de 150 funcionários cruzaram os braços das 6h às 8h.
Continua depois da publicidade
A preocupação é com o “efeito dominó” que esta paralisação pode causar ao longo do dia. No Hercílio Luz, por exemplo, sete voos que chegariam ou sairiam do aeroporto foram cancelados durante a manhã, e outros dez foram afetados, de acordo com o site da Infraero. Veja a situação dos voos aqui.
Segundo a Infraero, o check-in era realizado normalmente para todos os voos, mas nenhum avião deixou o pátio até as 8h. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as companhias aéreas tem que fornecer alimentação aos passageiros cujos voos estiverem mais de duas horas atrasados. Qualquer tipo de reclamação pode ser feita pelo número 163.
Os aeroviários pedem um reajuste de salário de acordo com a inflação acumulada de dezembro de 2014 a dezembro de 2015, ou seja 11%. As empresas negociam para que esse valor seja parcelado em março e em junho, o que não agrada o sindicato.
Continua depois da publicidade
A categoria afirma que, caso não haja acordo com as empresas, novas paralisações serão realizadas nos próximos dias. Uma nova assembleia está marcada para as 10h desta quarta-feira em várias cidades do país.