A cineasta Greta Gerwig tem 39 anos e é natural de Sacramento, capital da Califórnia, nos Estados Unidos. Antes de ser conhecida por ser diretora do filme da Barbie, Greta Gerwig deixou sua marca em Hollywood com Adoráveis Mulheres (2019), um sucesso de bilheteria, vencedor do Globo de Ouro por melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora. O longa-metragem também foi premiado com o Oscar de Melhor Figurino.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com esse filme, Greta Gerwig foi a sétima mulher a receber a indicação para o Oscar de Melhor Direção na história da Academia e tirou a dramaturga do universo de filmes independentes para o rol de blockbusters.
Saiba tudo sobre o filme da Barbie, que chega aos cinemas nesta quinta-feira
Continua depois da publicidade
Conheça Greta Gerwig
Greta Celeste Gerwig é leonina nascida no dia 4 de agosto de 1983, em Sacramento, capital de Califórnia, nos Estados Unidos da América. Ela cresceu ao lado do irmão e irmã e longe de ser uma “nepobaby” — termo comumente utilizado na indústria cinematográfica e musical para descrever pessoas favorecidas pelo sucesso dos próprios pais —, a família de Greta não está envolvida com o universo cinematográfico. A mãe, Christine Gerwig, é uma enfermeira obstetra e o pai, Gordon Gerwig, é consultor financeiro.
O casal, inclusive, participou do filme Frances Ha (2015) como pais da personagem principal, Frances, interpretada por Greta. Apesar da rápida aparição, Gordon diz que prefere deixar a atuação para os profissionais.

Há algumas similaridades na história pessoal de Greta e a personagem Frances. Desde muito nova, ela desenvolveu um interesse em dança e tinha o sonho de fazer graduação de Teatro em Nova York. Porém, o caminho para a dramaturgia tomou um desvio com o diploma de Inglês e Filosofia pela Barnard College, na Universidade de Colúmbia.
Continua depois da publicidade
Carreia de Greta Gerwig
O início da carreira de Greta Gerwig na dramaturgia foi com o mumblecore, um movimento do cinema independente caracterizado por produções de baixo custo, com enredos focados em problemas do dia-a-dia e diálogos majoritariamente improvisados.
Seu primeiro trabalho em um longa-metragem foi como atriz no filme LOL (2006). No ano seguinte, trabalhou como roteirista do filme Hanna sobre as Escadas, onde também atuou no papel de Hanna. De 2006 a 2009, Greta trabalhou com diversas produções no mumblecore, em um período que expandiu sua carreia como atriz e começou a explorar a carreira de roteirista.
Mas, foi com Frances Ha (2012) que Greta Gerwig começou a despontar no universo de Hollywood. O filme, dirigido por Noah Baumbach teve produção independente e foi indicado para o Golden Globes. Além de trabalhar no roteiro do longa, Greta deu vida à personagem Frances.
Continua depois da publicidade
Filmes da Greta Gerwig para conhecer a diretora de Barbie
Desde que iniciou sua carreira, Greta Gerwig atuou em mais de 40 filmes, roteirizou mais de 10 longas e dirigiu 4, sendo eles em ordem cronológica: Nights and Weekends (2008), Lady Bird: a Hora de Voar (2017), Adoráveis Mulheres (2019) e Barbie (2023).

Filmografia
- LOL (2006) – Elenco
- Hanna Sobe as Escadas (2007) – Elenco e Roteiro
- Nights and Weekends (2008) – Elenco e Roteiro
- O Solteirão (2010) – Elenco
- Northern Comfort (2010) – Elenco e Roteiro
- O Prato e a Colher (2011) – Elenco e Roteiro
- Sexo Sem Compromisso (2011) – Elenco
- Lola contra o mundo (2012) – Elenco
- Frances Ha (2012) – Elenco e Roteiro
- O Último Ato (2014) – Elenco
- Eden (2014) – Elenco
- Mistress America (2015) – Elenco e Roteiro
- O Plano de Maggie (2015) – Elenco
- Lady Bird (2017) – Roteiro e Direção
- Mulheres Adoráveis (2019) – Elenco e Direção
- Mulheres do Século 20 (2020) – Elenco
- Ruído Branco (2022) – Elenco
- Barbie (2023) – Roteiro e Direção
O relacionamento com Noah Baumbach
Muitas vezes descrito como o marido de Gerwig, Noah Baumbach não detêm esse status, não de forma oficial, pelo menos. Ambos se conheceram em 2010 no set de O Solteirão, mas o encontro não foi ao acaso. Segundo a revista People, Baumbach gostou de um dos trabalhos de Gerwig e a convidou para contracenar ao lado de Ben Stiller no papel de Florance Marr.
Continua depois da publicidade
Na época, Noah Baumbach era casado com Jennifer Jason Leigh, roteirista e atriz no mesmo filme. Em novembro do mesmo ano, tendo um filho de sete meses de idade, Baumbach e Leigh iniciaram o divórcio, que foi finalizado em setembro de 2013.
O relacionamento amoroso de Greta Gerwig e Noah Baubach começou em 2011. Desde então, os dois também colaboram em trabalhos, como Frances Ha (2012), Mistress América (2015), Little Bird (2017), Mulheres Adoráveis (2019) e, também, Barbie (2023).
Filme da Barbie: confira 7 curiosidades surpreendentes
Em 2019, mesmo ano de lançamento do Mulheres Adoráveis, nasceu o primeiro filho do casal, o Harold Ralf. Em fevereiro de 2023, a família cresceu com chegada da segunda criança, cujo nome não foi divulgado.
Continua depois da publicidade
Em 2020, Greta explicou porque o casal não se consideram namorados durante uma participação no Late Late Show with James Corden. Na entrevista, Gerwig afima que: “‘Namorado’ faz parecer que eu o conheci na semana passada. ‘Amante’ é perturbador. E ‘noivo’ parece que há um casamento à caminho. Então, nenhum desses funciona”.
Independente do termo utilizado, o casal segue junto há mais de uma década, com colaboração também em suas carreiras no cinema.
Qual é o Instagram de Greta Gerwig?
Com o lançamento do live action da Barbie, previsto para 20 de julho de 2023, Greta Gerwig está em incontáveis tapetes vermelhos para a divulgação do longa. Porém, nas redes sociais a presença da cineasta é de modesta a inexistente.
Continua depois da publicidade
Ao procurar “Greta Gerwig” no Instagram, os únicos resultados são contas de fãs e o inusitado perfil da cachorrinha que leva o nome da cineasta. Na descrição da conta (em tradução livre): “Perfil oficial do Instagram da VERDADEIRA Greta Gerwig: uma mistura de Pitbull com Bulldog. Amo ossos, meias e sonecas. Também não fiz Lady Bird, essa é a outra.”
A falta de presença online não é restrita a Greta Gerwig (humana), mas também ao seu parceiro de trabalho e de vida, Noah Baumbach.
Continua depois da publicidade