Uma das mais tradicionais empresas gaúchas de calçados anunciou mudanças em seu comando. Depois de 42 anos à frente da Grendene – dona da marca Melissa, entre outras -, os irmãos Alexandre e Pedro Grendene comunicaram, na última quinta-feira, que estão deixando a presidência e a vice-presidência da companhia, respectivamente. De acordo informações do jornal Valor Econômico, ambos permanecerão no conselho de administração da empresa.

Continua depois da publicidade

A presidência da Grendene passa a ser ocupada pelo engenheiro Rudimar Dall’Onder, 56 anos, que exercia a função de diretor-operacional. Dall’Onder, na companhia há cerca de 30 anos, já adiantou que não pretende realizar mudanças no modelo de negócios. Ainda conforme o jornal Valor, a vice-presidência da empresa será ocupada Gelson Luis Rostirolla, ex-diretor das áreas administrativa, controladoria e financeira, presente na companhia há três décadas também.

Dall’Onder esclarece que a mudança enquadra-se em um “processo natural de sucessão”, uma vez que as novas regras de mercado, a serem aplicadas a partir de abril do próximo ano, não permitem a um executivo ocupar cargos na diretoria executiva e no conselho ao mesmo tempo.

A troca no comando da Grendene ocorre em um período positivo para a empresa, que fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 102,3 milhões, o que representa crescimento de 24,7% em relação ao mesmo período de 2012. O desempenho é superior ao do setor de calçados como um todo, que registrou perdas entre 1% e 2% no ano passado.

Continua depois da publicidade