Crias da base, o lateral-esquerdo Pico e o atacante Leandro fizeram a diferença na noite em que o Grêmio assumiu a segunda colocação e consolidou sua fase de crescimento no Brasileirão. Com atuações quase sem reparos, os dois foram decisivos na vitória por 3 a 1 contra o Sport, em Recife, resultado que fez a equipe alcançar os mesmos 56 pontos do Atlético-MG e ultrapassá-lo no número de vitórias.

Continua depois da publicidade

Substituto de Marcelo Moreno, convocado pela seleção boliviana, Leandro cumpriu bem as determinações de Luxemburgo. Atacante mais agudo do time, usou sua velocidade para desestabilizar a marcação do Sport. Quase marcou a 14 minutos, em lançamento de Souza que o deixou frente a frente com Magrão. Atrapalhado por Bruno Aguiar, Leandro errou o chute, que passou por cima.

Inseguro pela ameaça de rebaixamento, o Sport atacava de forma desorganizada. Acertou um único chute, por Felipe Azevedo, a 25 minutos. De resto, o ataque foi contido pela bem armada defesa do Grêmio.

A 43 minutos, uma bola mal afastada pela defesa do Sport permitiu que Pico confirmasse sua atuação perfeita. À frente da área, com a visão encoberta pelos marcadores, ele arriscou o chute com o pé direito. A bola, com uma curva, escapou ao alcance do goleiro Magrão: 1 a 0.

– Nos treinos, ele (Luxemburgo) sempre pede que eu bata de fora da área. Deu certo – comentou o lateral, no intervalo, com seu jeito discreto.

Continua depois da publicidade

Uma sucessão de chutes logo nos primeiros minutos evidenciou a disposição do Sport para empatar. Bem composto na defesa, o Grêmio ficou à vontade para abusar dos lançamentos longos para Leandro. Foi dessa forma que a vitória se consolidou. A seis minutos, em passe certeiro de Marco Antônio, Leandro venceu Magrão com um chute cruzado e fez 2 a 0. Aos 11, nova participação de Leandro, pela esquerda. Atrapalhada, a defesa afastou para o lado e Marquinhos ampliou para 3 a 0, com um chute em diagonal.

Em pânico, o Sport fez com que o Grêmio se sentisse em casa. Estreante, o técnico Sérgio Guedes viu seu time ser envolvido pela troca de passes do time gaúcho. Leandro e Marquinhos ainda tiveram chances para ampliar. De um pênalti desnecessário cometido por Souza, saiu o único gol do Sport, em cobrança de Hugo.

BRASILEIRÃO, 29ª RODADA, 11/10/2012

SPORT

Magrão; Cicinho, Ailson, Bruno Aguiar e Renê (Reinaldo, 28’/2°); Rithely, Moacir (Renan, int), Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho e Gilberto (Henrique, 14’/2º).

Técnico: Sérgio Guedes

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Pico; Souza, Marco Antonio (Rondinelly, 44’/2º), Léo Gago (Vilson, 22’/2º) e Marquinhos; Leandro e Kleber (André Lima, 7’/2º).

Continua depois da publicidade

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: No primeiro tempo, Pico (G), a 43 minutos. No segundo, Leandro (G), a seis, Marquinhos (G), a 11 e Hugo (S), a 34.

Cartões amarelos: Werley, Kleber (G), Gilsinho, Renan (S)

Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa/TO), auxiliado por Lilian Fernandes da Silva Bruno (RJ) e Marrubson Melo Freitas (DF).

Local: Ilha do Retiro, em Recife