Felipão foi o primeiro a alertar para a irregularidade do Grêmio e quanto ao longo caminho a ser percorrido em busca da afirmação. O mesmo time que derrotou o Flamengo no Maracanã sofreu para se impor ao Atlético-PR, na noite chuvosa desta quarta-feira, na Arena. Mas o final foi feliz. A 46 minutos, Barcos marcou o gol salvador, que coloca o time momentaneamente no G-4.
Continua depois da publicidade
Diogo Olivier: Grêmio de Felipão vence com sabor de anos 90
Luiz Zini Pires: Barcos coloca o coração no bico da chuteira
Wianey Carlet: Grêmio de 2014 recupera a garra de 1990
David Coimbra: as mudanças de Felipão
Continua depois da publicidade
Antes do final da primeira etapa, o técnico do Grêmio já havia abdicado do esquema com três volantes, por perceber que ele retirava agressividae do time. Mas nem mesmo as entradas de Giuliano, Fernandinho e Lucas Coelho deram o resultado esperado.
Veja as estatísticas de Grêmio x Atlético-PR
O Grêmio custou a se ajustar no primeiro tempo, diferentemente do que fizera no Maracanã, contra o Flamengo. Os primeiros minutos foram marcados por dificuldades de penetração, pela rigidez defensiva do adversário, em franco crescimento desde a chegada do técnico Claudinei Oliveira. Pela esquerda, Dudu não tinha a parceria de Zé Roberto, preocupado em conter Marcelo, o mais perigoso atacante do Atlético-PR. Pela direita, apesar da disposição, Matías Rodriguez conseguiu um único cruzamento perigoso, desperdiçado por Luan.
A primeira oportunidade surgiu aos 21 minutos, por Ramiro, o mais adiantado dos três volantes, que forçou Weverton a defesa difícil. A outra chance nasceu de uma irregularidade. Barcos dominou com o braço direito, sem que o árbitro percebesse, e concluiu para fora, de pé esquerdo.
Os minutos finais foram de total imposição do Atlético-PR. Com o Grêmio já sem um dos três volantes _ Walace havia sido substituído por Giuliano, para que o time ganhasse em criatividade _ o adversário se impôs com investidas rápidas e esteve muito perto de marcar. Aos 37 minutos, Marcelo Grohe salvou cabeceio de Marcelo, após erro de Rhodolfo. Aos 43, uma defesa ainda mais difícil do goleiro do Grêmio, em cabeçada de Delatorre, no ângulo.
Continua depois da publicidade
As dificuldades do Grêmio não diminuíram no segundo tempo. Tanto que somente aos 13 minutos surgiu a primeira conclusão, num cabeceio um tanto desajeitado de Giuliano, quase um recuou para o goleiro. Pouco depois, Ramiro arriscou de fora da área, também sem perigo.
Felipão percebeu que a equipe precisava de mais atacantes e trocou Luan, de atuação irregular, por Fernandinho. Mas foi o Atlético-MG quem assustou,em chute de longe, do sempre perigoso Marcelo. Até que, no final, Fernandinho cruzou da direita e Barcos, de virada, fez 1 a 0.
BRASILEIRÃO, 20ª RODADA, 10/9/2014
GRÊMIO 1
Marcelo Grohe; Matías Rrodriguez, Rhodolfo, Geromel e Zé Roberto; Walace (Gilliano, 39’/1º), Matheus Biteco, Ramiro e Luan (Fernandinho, 17’/2º); Dudu (Lucas Coelho 37’/2º) e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
ATLÉTICO-PR 0
Weverton, Mário Sergio, Willian Rocha, Cleberson e Natanael; Deivid, J. Paulo, Nathan (Sidicley, 10’/2º) e Marcos Guilherme (Hernani, 46’/2ºT); Marcelo e Dellatorre (Mosquito, 8’/2º).
Continua depois da publicidade
Técnico: Claudinei Oliveira
Gol: Barcos (G), a 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcos Guilherme, João Paulo (A), Ramiro, Pedro Geromel (G).
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Gilberto Stina Pereira (trio carioca).
Renda: R$ 246.116,00
Público: 13.036 (11.584 pagantes)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.
PRÓXIMO JOGO – BRASILEIRÃO
14/9/2014, DOMINGO, 18H30MIN
ATLÉTICO-MG X GRÊMIO
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
ZHESPORTES