A partir de hoje, em reunião do técnico Celso Roth com a direção de futebol, o Grêmio fará um novo planejamento visando aos jogos decisivos do primeiro turno do Gauchão e às primeiras rodadas da Libertadores. O clube também deverá pedir à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) que altere as datas da fase final da Taça Fernando Carvalho.

Continua depois da publicidade

O Grêmio estreia na Libertadores no dia 25, quarta que vem, contra o Universidad de Chile. Se passar pelo Juventude no Gauchão, fará a semifinal no dia 27. A final do turno está marcada para 1º de março. Para a FGF, o clube alegará que os jogadores não poderão atuar com só 48 horas de diferença de uma partida para a outra.

– O Grêmio não pode se expor na decisão de um turno. Ainda mais se a final for um Gre-Nal. Seria muito desgastante – disse o diretor de futebol, Luiz Onofre Meira.

Pesa também nessa intenção a lesão de Willian Magrão, que rompeu os ligamentos cruzados anteriores do joelho direito e voltará a jogar somente em agosto. É verdade que o Grêmio encara a perda do volante como “fatalidade”, mas, agora, tentará minimizar ao máximo a possibilidade de novas baixas. Por isso, não está descartada a ideia de um time misto seguir no Estadual. Diz o vice de futebol, André Krieger:

– É claro que também queremos o Gauchão, mas não colocaremos a Libertadores em risco.

Continua depois da publicidade

No planejamento gremista para o Gauchão, a conquista da Taça Fernando Carvalho é apontada como prioridade. O segundo turno, a Taça Fábio Koff, se dará em plena campanha na Libertadores.

Os próximos jogos:

Sábado – Grêmio x Juventude (quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho)

25/2, quarta-feira – Grêmio x Universidad de Chile (estreia na Libertadores)

27/2, sexta-feira – Semifinal da Taça Fernando Carvalho*

1º/3, domingo – Final da Taça Fernando Carvalho*

8/3, domingo – Santa Cruz x Grêmio (primeira rodada da Taça Fábio Koff)

11/3, quarta-feira – Boyacá Chicó x Grêmio (Libertadores)

* Se estiver classificado