Da sarjeta ao mangue
Ao passar na Rua Presidente Gama Rosa em Florianópolis na tarde do último dia 24, o leitor Volnei Ventura observou um colorido diferente na sarjeta rumo à galeria pluvial. Nela, caracterizava-se o descaso com a saúde pública muito frequente na atividade de pintura imobiliária. O trabalhador, talvez sem intenção, preocupação ou critério algum, simplesmente despejava os resíduos de tinta na sarjeta e dali, certamente seu destino seria o mangue, que nesse caso fica a 150m de distância. O leitor não sabe que órgão público acionar para que providências (se existem) sejam tomadas, mas sem a intenção primária de prejudicar alguém, pede que esse alerta seja aqui publicado.
Continua depois da publicidade
Luto no turismo catarinense
Registro com muito pesar o falecimento de um dos primeiros amigos que fiz quando aqui cheguei vindo de São Paulo. Vítima de um infarto em sua casa no Balneário Rincão, morreu no sul do estado o jornalista Airson Soares da Rosa. Advogado, aposentado pelo Banco do Brasil, tornou-se o primeiro secretário de Turismo de Criciúma no início dos anos 80. Foi em sua gestão que surgiu a Mina Modelo Caetano Sônego, agora desativada. Foi dele também a iniciativa de criar a Feivec, que durante muitos anos movimentou a indústria do vestuário em Criciúma, Airson voltou à secretaria de Turismo de Criciúma na gestão do prefeito Décio Góes no início dos anos 2000, e durante anos escreveu uma coluna sobre turismo no Jornal da Manhã. Uma grande perda para o setor.
Continua depois da publicidade
Olha a Terra Querida aí gente…
No próximo sábado, dia 08, será realizada a cerimônia de batismo da Bandeira do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Terra Querida de Palhoça. O evento será realizado no Clube 7 de setembro, no centro da cidade e a partir dás 16hs. Um dos líderes da criação dessa nova Escola que desfilará no dia 28 de fevereiro, sexta feira, na Passarela do Samba Nego Quirido no grupo de Acesso buscando o Grupo principal, é um veterano campeoníssimo em nossos carnaval – Wilmar Pereira – o Mazinho Mestre Sala. IPTU nas locações Segundo o tributarista Rodrigo Schwartz Holanda (Nazário Advogados Associados) em razão dos contratos de locações transferirem o pagamento do IPTU para os locatários, a responsabilidade pelo pagamento do reajuste implantado pelo Município de Florianópolis pode ser negociada com o locador e até mesmo discutida na justiça, pois trata-se de tributo que incide sobre a propriedade do imóvel. Como esse aumento não foi previsto na época da assinatura do contrato de locação, o mais correto e justo é um acordo.