Na seca desde 2010, o Grêmio Itoupavazinha voltou a conquistar um título domingo: nos pênaltis, superou o time Sub-20 do Metropolitano e ergueu o troféu do Municipal de Futebol Amador. Justamente no ano em que completou 40 primaveras de existência, o clube apostou na ideia de envolver toda a comunidade em torno da equipe e, logo de cara, já colhe resultados. A ideia foi não apenas captar recursos junto a empresários da região, como também fazer com que os próprios moradores tenham no clube um motivo de orgulho e uma possibilidade de lazer nas tardes de domingo.
Continua depois da publicidade
O treinador e um dos responsáveis pelo projeto, Ivan Florentino, explica que depois de alguns anos sem montar uma boa equipe, a ideia neste ano era reestruturar o clube do Estádio Adolfo Largura para formar um time competitivo. E conseguiu: o Grêmio Itoupavazinha foi campeão invicto do Municipal de Futebol Amador e levou apenas dois gols: um contra, e outro de falta. Na prática, com bola rolando, o elenco não levou um gol sequer dos adversários durante a competição. Tudo por conta de um contexto:
– Tivemos muita ajuda da torcida, de empresários, e conseguimos trazer todo o investimento necessário para contratar bons jogadores que têm destaque na região. Hoje, em época de vacas magras, não podemos trazer todo o recurso de uma pessoa ou de uma empresa só. Tínhamos 15 patrocinadores nesse campeonato, cada um dando o que podia. O pouco de cada um faz o nosso muito no final – comemora o ex-goleiro e agora técnico, Ivan.
Mas quem imagina que o Grêmio Itoupavazinha está satisfeito com a conquista errou. O objetivo é manter essa mobilização para os anos que virão pela frente e, gradativamente, tentar consolidar o futebol amador de Blumenau, como ocorria décadas atrás.
– Não queremos ser um cometa que veio, passou e tchau. Queremos voltar a ser um time forte dentro de campo e dentro da realidade financeira – complementa o dirigente.
Continua depois da publicidade