Fundado há 48 anos, o Grêmio Esportivo Juventus luta para reconquistar a credibilidade dentro e fora dos gramados. Com investimentos que já ultrapassam os R$ 200 mil, o time jaraguaense iniciou 2015 com uma nova aquisição: a de um micro-ônibus para treinos. Também estão sendo feitas adequações no Estádio João Marcatto, a casa do clube. Rebaixado para Série B do Catarinense em 2014 e sem resultados satisfatórios nas categorias de base, a empresa I9 Football e Entretenimento Ltda., de Curitiba, assumiu o departamento esportivo do clube em novembro do ano passado.
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Entre as metas traçadas estavam a reforma dos vestiários, a construção de uma academia e a compra de um veículo para os treinos. Além disso, eram necessárias adequações no estádio a pedido do Ministério Público.
– Estamos cumprindo tudo o que foi prometido. Com isso, conseguiremos resgatar a credibilidade dos torcedores – diz o diretor-executivo do Juventus, Paulo Renato Matos.
A reforma dos vestiários e entrega da academia foram realizadas em 2014. Já o veículo chegou na última segunda-feira, um micro-ônibus com capacidade para transportar 24 passageiros.
Segundo o presidente Jeferson de Oliveira, o Juventus tem 30 dias para terminar as adequações nas grades de proteção e nos bancos de reserva do João Marcatto. Trata-se de uma solicitação antiga do MP, datada de 2009, quando o Juventus foi notificado e, posteriormente, multado por não cumprir as adequações. A obra vai custar cerca de R$ 30 mil.
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O clube também avalia os jogadores da base. Os juniores se apresentam no dia 20 deste mês e, dependendo do desempenho em campo, alguns deles se juntarão à equipe profissional que será montada neste ano. Por enquanto, o primeiro desafio do Moleque Travesso será disputar a Copa Saudades, no Oeste de SC. O time juvenil irá participar da competição que reúne 20 equipes e começa no dia 24 de janeiro.
Equilibrar as finanças está entre as prioridades do clube
Atualmente, o tricolor jaraguaense tem uma dívida calculada em R$ 3 milhões. Segundo o presidente Jeferson de Oliveira, são contas previdenciárias, trabalhistas, tarifas de IPTU e água.
– O nosso objetivo é o de não termos mais dívidas. Os funcionários estão com os salários em dia e, com as vendas de camisa, aumento dos sócios e ajuda de empresas, buscaremos quitar as contas – afirma Oliveira.
Só a conta de água atrasada chega a R$ 100 mil e o IPTU, em R$ 130 mil. Oliveira afirma que se o time tivesse mil sócios poderia reverter a situação. Por isso, busca a adesão de torcedores e patrocinadores para reerguer o clube e torná-lo viável financeiramente.
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Hoje, o Juventus não tem 100 sócios. Já os patrocinadores são quatro, com a possibilidade de uma empresa de material esportivo gaúcha, a Dresh, integrar o grupo. A estratégia será apresentar bons resultados nas competições e vantagens para quem quiser ser sócio-torcedor.
Planos de sócios
Para o João Marcatto voltar a ficar cheio, os sócios-torcedores têm seis modalidades de associação, com planos anuais que variam entre R$ 125 e R$ 400. Segundo Matos, dependendo da categoria, o torcedor pode ter direito a todos os ingressos das partidas ou 50% de desconto na entrada. Também há diferença nos valores de sócio para arquibancada coberta e descoberta.