O Grêmio quase fez a sua parte neste domingo, no Olímpico. O gol de falta de Léo Gago levava o time à vice-liderança até os 45 minutos do segundo tempo, quando Bruno Mendes empatou para o Botafogo.

Continua depois da publicidade

Com o resultado, o Grêmio fica a 11 pontos do líder Fluminense, que venceu a Ponte Preta, de virada, por 2 a 1, também neste domingo.

GALERIA: Veja imagens do empate deste domingo entre Grêmio e Botafogo

Na próxima quarta-feira, às 19h30min, a equipe de Vanderlei Luxemburgo vai ao Rio de Janeiro encarar justamente o Fluminense.

Vice-líder desde a rodada anterior, o Grêmio tinha como nova meta aproximar-se do primeiro colocado. Dois fatores se impunham. Além de derrotar o Botafogo, seria preciso torcer por uma vitória da Ponte Preta. Nesse sentido, a tarde iniciou bem para o time de Vanderlei Luxemburgo.

Continua depois da publicidade

A bola sequer havia começado a rolar quando o Olímpico explodiu em alegria, ao ouvir, na voz de Cleber Grabauska, plantão da Rádio Gaúcha, a informação de que Luan havia marcado o primeiro gol da equipe paulista.

Primeiro tempo

Em campo, o time tentava fazer sua parte, contra um adversário obstinado em marcar. Desde os primeiros instantes, a iniciativa foi gremista. Logo a dois minutos, Zé Roberto recebeu passe de André Lima, mas concluiu mal. Disposto a resistir, o Botafogo fechava-se atrás e trocava passes laterais para quebrar o ritmo da partida. Com dificuldade de penetração, o Grêmio passou a apostar nos avanços de Marco Antônio e Marquinhos como forma de aumentar a pressão.

Apenas Souza ficava na contenção. A 11 minutos, uma oportunidade real para marcar, em chute de Leandro, após giro dentro da área, defendido no ângulo por Renan. Mais clara ainda foi a chance seguinte. Após escanteio, Marquinhos cabeceou para baixo e Werley, na continuação do lance, acertou o travessão, em novo cabeceio.

Na sequência, uma reclamação contra a arbitragem, por suposto toque de Renato dentro da área. Organizador de todas as jogadas do Botafogo, Andrezinho cobrou falta e Marcelo Grohe salvou em cabeceio de Fellype Gabriel. Eram 19 minutos e o adversário dava seu único susto em toda a primeira etapa. Uma nova chance seria desperdiçada pelo Grêmio a 25 minutos, em chute de Marquinhos, após assistência de André Lima.

Continua depois da publicidade

O primeiro tempo se encerrou com uma preocupação para a torcida: a lesão no tornozelo esquerdo de Souza, que impediria seu retorno para a fase final. No intervalo, ele deu lugar a Léo Gago.

Segundo tempo

O segundo tempo começou com um susto para os quase 32 mil gremistas presentes ao estádio. A quatro minutos, Andrezinho bateu escanteio e Renato, antecipando-se a Marcelo Grohe, cabeceou alto. Bastou só um minuto, porém, para que a festa se instalasse de vez no estádio. Substituto de Souza, Léo Gago acertou o canto direito de Renan em cobrança de falta e fez 1 a 0.

Para evitar a quarta derrota consecutiva, o Botafogo assumiu uma ousadia que lhe faltara em todo o primeiro tempo. A nove minutos, Marcelo Grohe salvou um chute de Rafael Marques.

Precavido, Luxemburgo trocou André Lima por Vilson, no mesmo instante em que Oswaldo de Oliveira apostava na experiência e talento do holandês Seedorf para buscar o empate. Assediado, o Grêmio passou a investir em Leandro como alternativa para respirar. Confiante, o garoto revelou-se um problema constante para a defesa do Botafogo com sua velocidade. Aos 19, lançado por Zé Roberto, ele correu pela esquerda e concluiu para defesa de Renan.

Continua depois da publicidade

Sem posse de bola na etapa final, o Grêmio assistiu ao Botafogo trocar passes e chegar com perigo na entrada da área. Ainda que sem consistência, o time carioca conseguiu o gol pela insistência. Aos 45 minutos, quando a vitória gremista já se desenhava, Bruno Mendes dominou no lado esquerdo da área, girou e bateu de perna direita, no canto esquerdo de Marcelo Grohe: 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO, 30ª RODADA, 14/10/2012

GRÊMIO – 1

Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Pico; Souza (Léo Gago, intervalo), Marco Antônio, Marquinhos (Rondinelly, 28’/2º) e Zé Roberto; Leandro e André Lima (Vilson, 18’/2º). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

BOTAFOGO – 1

Renan; Lucas, Dória, Antônio Carlos e Márcio Azevedo (Elkeson, 28’/2º); Gabriel, Renato (Bruno Mendes, 37’/2º), Andrezinho, Vitor Jr. (Seedorf, 18’/2º) e Fellype Gabriel; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Gols: Léo Gago (Grêmio, 5’/2ºT); Bruno Mendes (Botafogo, 45’/2ºT)

Cartão amarelo: Lucas (Botafogo)

Cartões vermelhoes:

Arbitragem: Guilherme Ceretta de Lima (SP), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Carlos Nogueira Júnior (SP).

Continua depois da publicidade

Público: 31.950 (27.529 pagantes)

Renda: R$ 704.331,00

Local: Estádio Olímpico