O talento do garoto Luan deixou o Grêmio com seis pontos, na liderança isolada do Grupo 6 da Libertadores. Com dribles insinuantes e um belo gol, foi fundamental para a vitória por 3 a 0 sobre o Atlético Nacional-COL na Arena. Os outros gols foram marcados por Ramiro e Alán Ruiz.
Continua depois da publicidade
JOGO AO VIVO: relembre os lances de Grêmio x Atlético Nacional-COL
Os 33 mil gremistas que encararam a chuva fina que caía na Arena na noite de ontem viram um início de jogo equilibrado. O Grêmio, que estreava sua nova camisa exclusiva para a Libertadores, tomou a iniciativa do jogo, como era de se esperar. Mas como o técnico Juan Carlos Osorio avisou antes do jogo, o Atlético Nacional não iria à Arena só para se defender. Com um esquema 4-3-3, tratou de fazer com que os dois atacantes nos lados do campo, Cárdenas e Berrío, tentassem inibir o avanço de Pará e Wendell.
Continua depois da publicidade
Mas foi justamente com o lateral-esquerdo, aos oito minutos, que a primeira chance de gol surgiu para o Grêmio. O veterano Zé Roberto mostrou disposição de guri ao fazer grande jogada pelo meio e servir Wendell, que, pressionado pela marcação, chutou em curva, sobre o gol de Martínez. Logo depois, os colombianos responderam. O talentoso Cardona, camisa 10 da equipe de Medellín, cobrou falta rasteira e Marcelo Grohe espalmou de forma temerária, para frente, e foi salvo por seus zagueiros, que afastaram o perigo.
A partir daí, Luan começou a tomar conta do jogo. Aos 17, fez bom lançamento para Wendell, que ingressou na área com velocidade e conseguiu escanteio. Logo depois, executou uma jogada de puro talento ao invadir a área na base do drible, passando com facilidade por Bocanegra, Berrío e Murillo, arrematando com perigo.
Aos 29, veio sua consagração. Ramiro fez um lançamento de cinema e o achou dentro da área. A zaga colombiana parou, pedindo impedimento de Riveros, que estava em posição irregular no lance mas não tocou na bola. Com a calma de um veterano, Luan só teve o trabalho de encobrir Martínez para abrir o placar. O Atlético Nacional respondeu de pronto. Uribe fez bom lançamento para Cardona, que dentro da área, arriscou rente ao poste de Grohe. Depois, foi Cárdenas que tentou encobrir o goleiro gremista, sem sucesso.
Aos 45, Luan, com um toque de calcanhar, tabelou com Zé Roberto e recebeu cara a cara com Martínez, com quem se chocou. Medina afastou o perigo já em cima da linha.
Continua depois da publicidade
No retorno do intervalo, o Grêmio parecia mais inspirado. Nem um minuto de jogo e Valencia recuou estranho. Luan tentou aproveitar e arriscou por cima. No lance seguinte, Marcelo Grohe foi decisivo: Bérrio foi lançado na área e o goleiro gremista fez boa antecipação para evitar o empate colombiano.
Aos 19, mais um gol. Wendell fez linda jogada pela esquerda e cruzou rasteiro, na medida, para Ramiro arrematar para o fundo do gol. E, ao final, Alán Ruiz, que recém havia entrado no lugar de Luan, fez linda jogada individual e fez o terceiro gol da vitória. Ao final, festa da torcida na Arena, que terá de rugir novamente no dia 13 de março em mais um grande desafio: o Newell’s Old Boys.
LIBERTADORES DA AMÉRICA – 2ª RODADA – 25/02/2014
GRÊMIO (3)
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo, Wendell; Edinho; Riveros (Maxi Rodríguez, 45’/2ºT), Ramiro, Zé Roberto (Dudu, 27’/2ºT), Luan (Ruíz, 39’/2ºT); Barcos
Técnico:
Enderson Moreira
ATLÉTICO NACIONAL-COL (0)
Martínez; Bocanegra, Medina, Murillo, Valencia; Bernal, Mejía, Cárdenas, Cardona; Berrío (Díaz, 22’/2ºT), Uribe (Trellez, 14’/2ºT)
Continua depois da publicidade
Técnico:
Juan Carlos Osorio
Gols: Luan (G), aos 29 min do primeiro tempo, Ramiro (G), aos 19min e Alán Ruiz (G), aos 43 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Luan, Edinho (G); Bernal, Berrío, Cardona (A)
Arbitragem: Patricio Polic, auxiliado por Francisco Modria e Raul Orellana (trio chileno)
Renda: R$ 1.595.910,00
Público: 33.640 (total)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
PRÓXIMO JOGO – GAUCHÃO
1/3/2014, SÁBADO, 16H20MIN
SÃO PAULO-RG x GRÊMIO