Competição nova, erros antigos. O Grêmio empatou com o Santos em 1 a 1 na Vila Belmiro após sair na frente do placar. O gol de Vargas no primeiro tempo deixou o Tricolor em vantagem por 67 minutos. Depois de recuar demais no segundo tempo, mesmo sem muitas jogadas capazes de assustar ao goleiro Dida, um erro de Souza custou dois pontos para o Tricolor. Faltando 10 minutos para o fim do jogo, o volante se atrapalhou e a bola bateu em sua mão na área. Willian José, dispensado do clube gaúcho, bateu firme no meio do gol e selou o empate.
Continua depois da publicidade
Jogo ao Vivo: relembre os lances de Santos 1×1 Grêmio
Galeria: veja imagens do empate pela terceira rodada
Jogando na Vila Belmiro, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo começou a partida trocando passes com qualidade. Zé Roberto e Elano aproveitaram o espaço que os paulistas concederam ao tentar atacar. Em jogada de Alex Telles, Vargas cabeceou alto aos 7 minutos. Quatro minutos depois, Zé Roberto iniciou a jogada no campo de defesa e avançou com a bola dominada. De pé direito, o camisa 10 gremista lançou da intermediária para o atacante chileno, que só teve o trabalho de bater na saída de Rafael para abrir o placar.
Usando o mesmo número da camisa de Neymar, o 11, Neílton foi a arma mais perigosa do Santos na primeira etapa. Com muita velocidade e bons passes, o jovem atacante até criou oportunidades para Léo, aos 31, e Galhardo, quatro minutos mais tarde, mas nada que forçasse Dida a ter que realizar alguma intervenção.
Continua depois da publicidade
Na ida para o vestiário após o final do primeiro tempo, Souza falou sobre a postura que a equipe teria na segunda etapa:
– Temos que aproveitar os contra-ataques para ampliar o placar – disse
Só que assim como aconteceu em Bogotá, na derrota para o Santa Fe, o Grêmio recuou demais. Neilton passou a contar com a assistência de Cicero para criar situações de gol para o Santos. E foi mais por falta de qualidade dos atacantes santistas que o gol de empate não aconteceu rapidamente. Em três oportunidades Willian José, dispensado pelo Tricolor, teve chances de finalizar dentro da área e não conseguiu ameaçar Dida.
Cansado, o volante Adriano foi sacado por Vanderlei Luxemburgo. Em seu lugar, o jovem Ramiro ajudou a equilibrar o sistema de marcação gremista. E para tentar aproveitar o contra-ataque, Kleber entrou nos lugar de Barcos para tentar aproveitar os espaços que o Santos concedia ao liberar os laterais na busca do empate. As intervenções do técnico gremista deram mais consistência ao Grêmio. Só que um erro de Souza tirou a vitória do alcance gremista. Após um das dezenas de cruzamento na área gremista, o volante colocou a mão na bola.
Com raiva, Willian José bateu forte no meio do gol e converteu o pênalti para assegurar o empate na Vila Belmiro Luxa ainda colocou o menino Guilherme Biteco em campo, no lugar de Souza, mas o resultado não se alterou. Kleber, em impedimento não assinalado pela arbitragem, ainda teve a chance de fazer o gol, mas a cabeçada foi defendida pelo goleiro Rafael.
Continua depois da publicidade
Brasileirão – 3ª rodada – 01/6/2013
SANTOS 1
Rafael; Galhardo (Alan Santos, 35’/2º), Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior (Gabriel, 24’/2º), Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson, 27’/2º); Neílton e Willian José . Técnico: Claudinei Oliveira (Interino)
GRÊMIO 1
Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano (Ramiro, 15’/2º), Souza (Guilherme Biteco, 34’/2º), Zé Roberto e Elano; Vargas e Barcos (Kleber, 19’/2º). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Vargas (G), aos 11min do primeiro tempo; Willian José (S), aos 34min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Léo e Arouca (S); Pará, Werley, Souza, Zé Roberto e Vargas (G).
Público: 6.329
Renda: Não divulgado
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Rodrigo Henrique Corre (RJ).
Local: Vila Belmiro, em Santos
PRÓXIMO JOGO – BRASILEIRÃO
Quarta-feira, 05/06/2013, às 21h
Grêmio x Vitória