A maior operação de segurança em tempos de paz da Europa começou neste domingo, dia 1º de agosto, quando áreas restritas foram impostas em Atenas, sede dos Jogos Olímpicos que se iniciam no dia 13 deste mês.
Continua depois da publicidade
Com centenas de atletas chegando à capital grega para o maior evento esportivo do mundo, as medidas de segurança e as restrições de tráfego alcançaram todas as esquinas da cidade de quatro milhões de habitantes. Os organizadores gregos gastaram três vezes mais do que foi gasto em Sydney/2000 para garantir a segurança dos Jogos. Otan, mísseis Patriot, especialistas em guerra química, submarinos, homens-rã e modernos equipamentos de vigilância estarão à disposição de uma força de 70 mil soldados e policiais.
Além de vigiar os locais de eventos, as tropas tomarão conta de estações de energia, hidrelétricas, túneis e pontes. Cerca de 1,2 mil câmeras de vigilância foram espalhadas pela cidade. Jornais gregos afirmam que, além das tropas regulares, há um exército de seguranças particulares na cidade, protegendo os VIPs.
As informações são da Agência Reuters.
Continua depois da publicidade