A Grécia declarou neste sábado, dia 7, ser o país mais seguro do mundo por causa de um esquema de segurança sem precedentes preparado para os Jogos Olímpicos de Atenas, que começam em uma semana. Navios da Otan patrulham as águas turcas de Aefean, um dirigível de comunicação e vigilância paira sobre Atenas, e mais de 70 mil agentes de segurança tomam seus postos para proteger os Jogos que serão disputados de 13 a 29 de agosto.

Continua depois da publicidade

– A Grécia é o país mais seguro do mundo – declarou o representante do ministro da defesa Ioannis Lampropoulos. – Não temos nenhum medo de ameaça por parte de ninguém.

A maior parte da força aérea da Grécia estava de prontidão com dezenas de mísseis Patriot, criando um uma blindagem aérea sobre a capital.

Com o primeiro de sete navios luxuosos que vão hospedar dirigentes e convidados vips angariado no porto de Piraeus, a mais cara operação de segurança de uma Olimpíada começa a funcionar seis dias antes da cerimônia de abertura. O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, aplaudiu os esforços de um bilhão de euros da Grécia, quatro vezes maior que o que foi gasto por Sydney para a Olimpíada de 2000.

Mas ele alertou que não deve haver nunca uma garantia 100% de segurança desde os ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

As informações são da agência Reuters.