Uma mulher de Ibirama, no Vale do Itajaí, pode salvar seus bebês neste sábado (13) com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Grávida de gêmeos, ela apresentou rompimento prematuro da bolsa com apenas 27 semanas (6 meses) de gestação. Ela foi transferida de ambulância do Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, até o aeródromo Helmuth Baumgarten (SSLN), em Lontras. 

Continua depois da publicidade

No aeródromo, a aeronave Arcanjo-04 seguiu para o aeródromo Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi (SBJA), em Jaguaruna, local em que uma Unidade de Suporte Avançado do SAMU já aguardava para transportá-la ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.

De carro, a viagem mais curta é de 270 quilômetros, quando feita em rodovias estaduais. A mais rápida, pelas BR-101 e 470, levaria cerca de 4 horas e 25 minutos. No somatório dos voos do helicóptero, que saiu de Florianópolis, foi a Lontras, encaminhou a paciente para Jaguaruna, para, por fim, voltar à Capital, o total aproximado foi de apenas 3 horas de voo.