A partir desta terça-feira, as gestantes residentes em Florianópolis contarão com transporte gratuito para o deslocamento até as consultas. Serão disponibilizadas 22 passagens que devem ser utilizadas no período gestacional, tornando possível a realização de exames durante a gravidez.
Continua depois da publicidade
Maria Dalva Alves Feitosa, 36 anos, doméstica, grávida de oito meses, acredita que a gratuidade vai ajudar muito nas despesas da família. Ela calcula que a economia passa de R$ 70 com o benefício. No entanto, Maria avalia que o maior gasto que tem nesse período não é com as consultas do pré-natal:
— Eu preciso ir quase toda semana até a Maternidade Carmela Dutra, no Centro, fara fazer exames. Passo muito mal durante a gravidez e vou muito ao Pronto Atendimento. Preciso de ônibus sempre, é um gasto que eu tenho.
Ela mora em Jurerê, no norte da Ilha.
Como conseguir o benefício
Continua depois da publicidade
Para obter o benefício, a usuária deve ir até a Secretaria de Mobilidade Urbana, que fica na Rua Conselheiro Mafra, 656, 10º andar, Centro, acompanhada de documento de identificação com foto, comprovante de residência, atestado de gravidez e cartão cidadão de propriedade da beneficiada, para inserção dos créditos. Não é necessário que a gestante comprove baixa renda. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
O decreto 16.725, publicado na última sexta-feira no Diário Oficial do Município, regulamenta a Lei Complementar 580/16. A referida lei autoriza o Poder Executivo a conceder a gratuidade no transporte coletivo para gestantes residentes em Florianópolis e foi sancionada no mês passado.