Uma chuva de granizo por volta das 19h40min da noite de terça-feira destruiu plantações nas cidades de Campo Belo do Sul e Capão Alto, na Serra catarinense. Culturas de milho e soja principalmente foram danificadas pelas pedras de gelo. A Defesa Civil estadual afirmou que tomou conhecimento do granizo mas não recebeu nenhum comunicado sobre estragos ou prejuízos de maiores proporções.

Continua depois da publicidade

O coordenador da Defesa Civil municipal de Campo Belo do Sul, o sub-tenente da Polícia Militar Adilson Vieira afirmou que ainda não recebeu relatos dos estragos. Na quinta-feira ele fará um levantamento em campo nas localidades do Morro do Chapéu e Rodeio das Pedras para produzir um laudo técnico, que poderá embasar um decreto de situação de emergência. Segundo Vieira, somente com o decreto os agricultores conseguem acionar o seguro.

Segundo reportagem da Rádio Explosão FM, agricultores relataram que o gelo ainda se acumulava na vegetação e nas estradas. Na previsão da Epagri/Ciram, a temperatura mínima nesta quarta-feira foi de 16ºC.

Os bombeiros voluntários do município afirmaram que não receberam chamados para atender ocorrências relacionadas ao granizo, apenas os relatos do prejuízos nas plantações.

A Defesa Civil estadual continua monitorando o tempo em Santa Catarina. Ainda há risco de queda de granizo e temporais principalmente nas regiões Oeste e Meio-oeste, durante a noite desta quarta-feira. Na quinta-feira, a chuva perde a força nessas regiões e deve se concentrar no litoral, com trovoadas e chance de ressaca.

Continua depois da publicidade