A queda de granizo atingiu o município de São Cristóvão do Sul, na Serra catarinense, na noite de quinta-feira (30). Segundo a Defesa Civil do município, em alguns pontos acúmulo de gelo chegou a 40 centímetros. Mais de 1 mil casas foram afetadas e as aulas foram suspensas nesta sexta-feira (1º). Não houve feridos.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O coordenador da Defesa Civil da cidade, João Grobe, disse que o fenômeno aconteceu por volta das 21h. Ainda de acordo com Grobe, a queda de granizo durou cerca de 10 minutos.

— Nós estávamos acompanhando os alertas, mas não imaginávamos que seria tão forte assim. Atingiu praticamente 80% da cidade e deixou os telhados todos perfurados — contou.

Um vídeo compartilhado pela página da prefeitura mostra uma rua coberta pelo gelo. “Parece neve, mas é granizo! Seguimos alertando a toda a população para que tomem cuidado em suas residências e ao trafegar nas ruas com gelo!”, dizia a postagem.

Continua depois da publicidade

Colégios do município estão sendo usados para abrigar pessoas que tiveram as casas atingidas. Foram distribuídas lonas durante a madrugada.

Veja fotos

Queda de granizo foi registrada por volta das 21h em São Cristóvão do Sul
Queda de granizo foi registrada por volta das 21h em São Cristóvão do Sul – (Foto: Prefeitura de São Cristóvão do Sul, Reprodução)
Segundo a Defesa Civil, em algumas ruas, acumulo de gelo chegou a 40 centímetros
Segundo a Defesa Civil, em algumas ruas, acumulo de gelo chegou a 40 centímetros – (Foto: Prefeitura de São Cristóvão do Sul, Reprodução)
Cerca de 1 mil casas foram atingidas pelo granizo em São Cristóvão do Sul
Cerca de 1 mil casas foram atingidas pelo granizo em São Cristóvão do Sul – (Foto: Prefeitura de São Cristóvão do Sul, Reprodução)
80% da cidade foi atingida pelo granizo
80% da cidade foi atingida pelo granizo – (Foto: Prefeitura de São Cristóvão do Sul, Reprodução)

— Ontem o nosso pessoal ficou quase a noite inteira socorrendo a comunidade com lonas para cobrir e vendo os danos — disse o coordenador da Defesa Civil.

Um balanço oficial do número de casas atingidas, desabrigados e desalojados deve ser divulgado nas próximas horas pelo município.

Leia também 

Chuva forte com chance de temporais para SC nesta sexta-feira

Continua depois da publicidade

Tempestade de areia atinge cidades de SP e MG e assusta moradores; veja vídeo

Calor, pouca chuva e granizo: como será a primavera em SC