O Litoral de Santa Catarina teve uma temporada atípica por causa dos seus problemas típicos: a falta de água e de luz. Com o aumento significativo de turistas, hotéis, bares e restaurantes comemoraram resultados. O excesso de visitantes, porém, deixou exposto problemas na infraestrutura: ao invés das belas paisagens catarinenses, a falta de água e luz se tornou a maior lembrança da temporada.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, por exemplo, o maior problema foi com a distribuição de água. Empresários ligados ao turismo consultados em pesquisa da Fecomércio relataram que 52% deles ficaram sem distribuição, seguidos pela falta de energia, relatada em 44% das respostas. Um aumento significativo em relação às temporadas anteriores, já que mais da metade deles não tinha enfrentado problemas nos outros anos.
Florianópolis passou por situação semelhante. Na Capital, os problemas de energia elétrica foram os grandes vilões da temporada, com falta de abastecimento relatada por 53% dos empresários entrevistados. Já a falta de água foi problema enfrentado por 47% deles.
Só que na Capital o problema não foi uma exceção dessa temporada. Entre os empreendedores do setor de turismo entrevistados, 44% já tinham enfrentado a falta de água em outras temporadas, revelando um leve aumento neste ano. O maior crescimento ficou com o problema da falta de luz: 30% dos entrevistados relataram a falta de energia como um problema de outras temporadas.
Apesar de as autoridades responsáveis pelo setor turístico afirmarem que os problemas acabam tendo pouco impacto na avaliação dos turistas, a recorrência dessa dificuldade em Florianópolis pode estar começando a cobrar seu preço. Normalmente avaliada com taxas de intenção de retorno acima de 90%, a Capital viu o índice cair para 83%, fazendo a média do Estado cair.
Continua depois da publicidade