Quente pelo calor humano de sua gente, Ipumirim está ao lado oposto do sol nascente. Tranquila, pequena de tamanho, mas grande por abrigar pessoas trabalhadoras, talentosas e de fé. A cidade é pouco conhecida, mas não importa. Aqui brinco, estudo, sou conectado como em qualquer lugar do mundo.

Continua depois da publicidade

Tem ar puro, clima subtropical, boas amizades, passeios nas ruas e nas praças, brincadeiras no parque, futebol e caminhadas. Fomos colonizados por italianos e alemães, que ainda hoje são a maioria, mas há pessoas de origem muçulmana e polonesa. Todos juntos e misturados, vivendo, trabalhando e cooperando para o desenvolvimento e o crescimento de Ipumirim.

Uma das maiores festas da cidade é a italiana, com deliciosas comidas típicas, danças e diversão. São realizados também os festejos da igreja, em que muitos fiéis participam. Temos o CTG Porteira da Harmonia, que conserva a tradição gaúcha trazida pelos colonizadores vindos do Rio Grande do Sul. Há participação em competição nos rodeios, levando o nome do município por várias regiões de SC.

Um dos locais que mais gosto de frequentar é a Ipumirim Piscina Clube, onde, além

das piscinas, tem campo de futebol, sauna, quadra de vôlei e local para festas. Também gosto muito de nossa fazenda com cavalos, bois, ovelhas e açudes com peixes.

Continua depois da publicidade

Na minha opinião, a Avenida Rio Branco é a mais bonita e atrativa da cidade. Margeia o Rio Engano, que abastece e alimenta os habitantes. Os ipês a embelezam e a colorem com exuberância na época da florada. A economia provém da agricultura, agroindústria, madeireiras e do comércio. Na agricultura destaca-se a produção de leite, aves e suínos.

Enfim, as pessoas da cidade são nosso maior patrimônio porque só elas que constroem a história que permanece na memória.

Frase do prefeito

– Temos um amplo potencial econômico e geração de empregos – Valdir Zanella

Saiba mais

População: 7.268 habitantes (Fecam)

Localização: Oeste, a 31 km de Concórdia

Área: 247.07 quilômetros quadrados

Emancipação: 29/03/1963

Características: de origem italiana e alemã, cidade tem a economia baseada na indústria de madeira, agropecuária e agricultura

Atrativos: turismo rural e festas típicas

Particularidades: o município tem 70% de área verde

Curiosidades: a cidade faz anualmente os Jogos Abertos de Ipumirim, que reúne cerca de 800 atletas em dois meses de evento

Continua depois da publicidade

Pontos turísticos: TG Porteira da Harmonia e Piscina Clube