A Grande Florianópolis já tem a vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 90 anos nos principais municípios da região. Em São José, a imunização foi aberta na terça-feira (9). A Capital, Palhoça e Biguaçu fazem a aplicação das doses a partir dessa quarta (10), com estratégias diferentes de atendimento. Há a previsão de completar o trabalho do grupo pertencente a essa fase da campanha até o fim da semana.  

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Florianópolis

A vacinação dos cerca de 1,8 mil idosos acima de 90 anos em Florianópolis será feita apenas em casa. A previsão é de que todos sejam imunizados até o próximo sábado. Segundo a prefeitura, a opção é uma “forma individualizada e personalizada” de atendimento ao público-alvo. As equipes de saúde entram em contato com os idosos e familiares para o agendamento da visita. 

> Vacina de idosos acima de 90 anos está sendo aplicada de casa em casa em Florianópolis

Ainda de acordo com a administração municipal, o drive-thru deve usar usado para outras faixas etárias. A secretaria de Saúde de Florianópolis reforça que é falsa a informação que tem circulado através de mensagens ou redes sociais sobre datas para vacinação de todos os idosos da cidade. A definição do calendário depende da chegada de mais imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde. 

Continua depois da publicidade

> Volta às aulas em Florianópolis: tudo que você precisa saber

São José 

Entre as quatro mais populosas da região, São José definiu por iniciar a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais na terça-feira. O ponto de drive-thru é no Clube 1º de Junho, no Centro Histórico, de 8h às 17h. No primeiro dia, 284 pessoas da faixa etária contemplada receberam a primeira dose da Coronavac. Os acamados ou com dificuldade de locomoção estão sendo vacinados em domicílio. O trabalho deve seguir até o domingo. 

Palhoça

As doses da vacina contra o coronavírus para os idosos com 90 anos completos em Palhoça começam a ser aplicadas a partir desta quarta-feira, no período da tarde. Segundo a prefeitura, a imunização será feita por drive thru, na Estação Palhoça, na Ponte do Imaruim, de 13h às 17h. 

Para ter direito à dose, o idoso precisa estar dentro do carro, munido de documento com foto e comprovante de residência em Palhoça. Já os familiares dos pacientes sem condições de ir ao local devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação em domicílio. 

Biguaçu

Segundo a secretaria de Saúde de Biguaçu, a vacinação dos idosos com mais de 90 anos será através de visita domiciliar. A estimativa é de 153 pessoas dessa população-alvo na cidade. Os agentes comunitários de saúde estão fazendo a comunicação desde terça. Na quarta-feira, uma equipe inicia o atendimento pelo Bom Viver, Marco Antônio, Jardim Janaína e Fundos. Outro grupo fará a imunização nos bairros Prado, Vendaval, Saveiro e Centro. 

Continua depois da publicidade

> Tire as dúvidas que ainda restam sobre a vacina da Covid-19

O trabalho poderá seguir nessas localidades nesta quinta, se ainda houver idosos a serem imunizados. Na sexta-feira (12), as equipes devem ir aos bairros Cachoeiras, Três Riachos, Fazenda, Tijuquinhas, Estiva, Sorocaba de Dentro e Sorocaba de Fora. Segundo o município, a sequência foi definida de acordo com o maior número de pessoas nesta faixa etária em cada região.

Leia também: 

SC quer vacinar todos os idosos com mais de 90 anos até o fim de semana

Alesc convoca secretário de saúde para explicar vacinação contra Covid-19

Confira os números da vacina contra Covid-19 em todas cidades SC

Astrazeneca e CoronaVac: as diferenças entre as vacinas da covid-19 em SC