Em três meses, a Grande Florianópolis deve receber o maior estudo técnico de mobilidade urbana já feito até então. O levantamento deve começar na próxima semana e será feito por uma empresa contratada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econônimo e Social (BNDES). Segundo o secretário de Planejamento do Estado, Murilo Flores, não haverá custo para o governo do Estado.
Continua depois da publicidade
O acordo foi fechado na noite desta quinta-feira, durante a cerimônia de assinatura do contrato de financiamento de R$ 3 bilhões para o Pacto de Santa Catarina. O convênio, porém, não tem relação com o programa.
A iniciativa pioneira do BNDES terá como fonte de recursos o Fundo de Estruturação de Projetos (FEP) e a previsão é que tenha início na segunda-feira, quando será publicada no Diário Oficial da União. Será a mais completa análise da mobilidade urbana da Grande Florianópolis já feita – e que entrará na fila para ser aplicada.
A ideia é realizar uma ampla pesquisa de mobilidade urbana, obtendo informações de origem e destino das pessoas, levantamento da infraestrutura existente e planejada, além de avaliação e proposição de alternativas visando o desenvolvimento de políticas públicas que venham melhorar a qualidade de vida da população.
Continua depois da publicidade
– Será quase um Plano Diretor do tráfego – diz Flores.