Santa Catarina tem nove regiões no nível moderado, o menor na classificação do mapa de risco para a Covid-19. A Grande Florianópolis é uma delas e aparece pela primeira vez nessa posição. A atualização foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste sábado (30).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O prefeito da Capital, Gean Loureiro, compartilhou o mapa e atribuiu a melhor no cenário a vacinação contra o coronavírus.
“Pela primeira vez desde o início da pandemia, nossa região está no nível Azul, o menor risco das classificações definidas pela Saúde estadual. Estamos vencendo, graças a vacina”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
A matriz usa dados de vacinação como uma das variáveis. Pelo novo modelo, os dados referentes à evolução da vacinação estão na conta na avaliação.
Continua depois da publicidade
Em relação aos dados da semana passada, houve melhora nos indicadores das regiões Carbonífera, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Serra Catarinense e Vale do Itapocu, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto (amarelo), e passaram a ser classificadas como nível moderado (azul).
Elas se juntam às regiões do Alto Vale do Itajaí e Alto Vale do Rio do Peixe, que se mantiveram no nível moderado (azul).
Veja o mapa completo

Já nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Oeste, que na semana anterior estavam classificadas como nível moderado (azul), passaram a ser classificadas como nível Alto (amarelo), por apresentarem uma manutenção dos indicadores de gravidade e uma elevação no número de casos confirmados ao longo da semana.
As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.
Continua depois da publicidade
Conforme o balanço divulgado pelo governo do Estado neste sábado, SC tem um total de 6.208 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 1.215.514 pacientes foram infectados pela doença e 19.640 perderam a vida.