A forte chuva que caiu entre a noite de sábado (13) e a manhã deste domingo (14) provocou acúmulo de água em algumas vias de Florianópolis e deixou a região em alerta máximo para deslizamentos. A Defesa Civil de SC classificou o risco como máximo para três cidades da Grande Florianópolis e uma do Sul de SC.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Moradores de Antônio Carlos, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Garopaba devem ficar atentos nas próximas horas. De acordo com a Defesa Civil, há grande risco de deslizamentos nessas regiões.
A recomendação é prestar atenção na inclinação de árvores, postes, movimentação de terra ou rochas, e rachaduras em muros e paredes. Em caso de ocorrências, moradores podem acionar o 199 ou 193.
FOTOS: Enxurrada deixa São João Batista debaixo d’água e interdita pontes
Continua depois da publicidade
Moradores ficam ilhados e são resgatados pelos Bombeiros em Paulo Lopes
Florianópolis
Em Florianópolis, alguns locais registraram acúmulo de água na pista depois das fortes chuvas. É o caso do acesso a Ponte Colombo Salles, que liga a ilha ao continente. O trânsito no local estava sendo direcionado pela Guarda Municipal de Florianópolis.
A GMF monitora pontos da cidade em que houve acumulo de água na pista. Até o momento, não houve interdição de nenhum local.
Por volta das 8h da manhã de domingo havia água no acesso à Ponte Colombo Salles. Contudo, ainda era possível trafegar pela via.
De acordo com a Defesa Civil, houve quatro ocorrências de deslizamentos pequenos em área particular nos bairros Ingleses, Ribeirão, Costeira e Saco dos Limões. Não houve vítimas.
Continua depois da publicidade
Florianópolis teve um acumulado de chuva de mais de 130 milímetros nas últimas 24 horas, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
Garopaba foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuva, com 210 milímetros nas últimas 24 horas, seguida de Santo Amaro da Imperatriz, com 182,6 milímetros, e Águas Mornas, com 179,6 milímetros de chuva.
Garopaba
O grande volume de chuva registrado na cidade resultou em vários pontos de alagamentos. Duas das principais ruas do município, que dão acesso aos bairros, estão bloqueadas. O Corpo de Bombeiros atua na remoção dos moradores das comunidades atingidas. Não há vítimas, e até o momento não foi aberto abrigo.
São João Batista
Em São João Batista, a chuva intensa durante a madrugada afetou o sistema de abastecimento de água. O Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam) solicitou aos moradores que economizem água nas próximas horas, já que o sistema de captação apresentou problemas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Sisam, todos os bairros devem ser impactados, e não há previsão de normalização da distribuição. O município registrou pontos de alagamentos.
São José
O município de São José está em alerta para ocorrências relacionadas as chuvas, e de acordo com a Defesa Civil municipal se encontra em alerta laranja. Há diversos pontos de alagamentos, principalmente na Rua Antônio Jovita Duarte. O rio saiu da calha e está invadindo a pista de rolamento.
Por volta das 11h30 deste domingo (14), a Prefeitura informou sobre a interdição da ponte na divisa entre São José e Palhoça, na localidade do Brejarú. A ponte fica localizada na rua Afonso Pena, no Sertão do Maruim, próximo ao Brasil Atacadista. Motoristas devem buscar vias alternativas.
A Defesa Civil e Guarda Municipal atuam na ocorrência. O volume do rio sob a ponte está alto e, como medida de segurança, os acessos serão interditados com pedras.
O órgão foi acionado 14 vezes, com registro de alagamentos nas ruas do bairro Flor de Nápoles com casas afetadas, Jardim Pinheiros, Sertão do Maruim, Picadas do Sul, Colônia Santana e na área industrial. Há famílias ilhadas na área industrial, que estão sendo retiradas pelo Corpo de Bombeiros.
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil também monitora dois pontos de deslizamento em Forquilhinha, e equipes da Secretaria de Assistência Social estão de prontidão caso seja necessário realizar a abertura de abrigos. O contato para emergências é 199.
Biguaçu
Em Biguaçu, foram registrados pontos de alagamentos e queda de muro em residência, sem vítimas. A Defesa Civil do município ainda está realizando o levantamento dos danos na cidade.
Tijucas
A prefeitura de Tijucas informou que acompanha o volume de chuvas e que nenhuma ocorrência grave foi registrada até o momento. Porém, a comunidade da Itinga está isolada, por conta de alagamento na estrada geral.
O sistema de tratamento de água do município opera no limite, e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tijucas (Samae) pede que os moradores façam uso consciente da água.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Equipes atuam na limpeza no Morro dos Cavalos e filas chegam a 9 km na BR-101
Chuva deixa SC em alerta para alagamentos, enxurradas e deslizamentos neste domingo