Com noites abaixo dos 10ºC na Grande Florianópolis, as cidades da região organizam estruturas de acolhimento provisório de pessoas em situação de rua. Já estão em funcionamento abrigos de pernoite nos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José. Os espaços permitem que o usuário durma no local e tenha acesso a banho, artigos básicos de higiene, café da manhã e canil para abrigo de pets.
Continua depois da publicidade
Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp
Em Florianópolis, as vagas extras de pernoite são ofertadas na Passarela da Cidadania, onde já funciona o serviço de assistência social para pessoas em situação de rua que queiram acompanhamento contínuo.
Segundo o secretário de Assistência Social do município, Anibal Gonzalez, 20 vagas estão disponíveis com possibilidade de ampliação caso haja necessidade.
“Temos tido essa dificuldade de convencimento, para que [a pessoa em situação de rua] venha ao abrigo. Por vezes, eles acabam já recebendo da população alguma ajuda. É possível até refletir sobre se de fato isso se trata de uma ajuda ou não”, comentou o secretário em relação à noite de terça-feira (8), quando apenas seis pessoas procuraram o serviço.
Continua depois da publicidade
A prefeitura afirma que durante o último alerta de frio da Defesa Civil de Florianópolis, de 26 de junho a 1º de julho, 117 pessoas foram abordadas. O serviço de pernoite é aberto quando há alerta de queda de temperatura abaixo de 10°C.
São José e Palhoça
Em São José, a modalidade pernoite conta com 46 vagas, com encaminhamento dos acolhidos para o Centro POP e abordagem social. Segundo a prefeitura, mais 20 vagas estão sendo providenciadas com a possibilidade de um abrigo emergencial. O atendimento é concentrado na unidade do bairro Roçado.
Já em Palhoça, a prefeitura informa que até sexta-feira (12) o abrigo provisório, localizado no bairro Caminho Novo, terá a capacidade ampliada, podendo chegar ao atendimento de 50 pessoas em caso de necessidade. Além disso, as abordagens sociais estão intensificadas para “ampliar a conscientização da população em situação de rua a buscarem os abrigos”.
Leia mais
Idoso entra em coma após acidente com caminhão na SC-407, em Biguaçu
Rede de gás natural em Florianópolis começa a ser ampliada no bairro Coqueiros