Hospitais da Grande Florianópolis irão contratar 25 novos profissionais, entre pediatras e especialistas, em processo seletivo aberto pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O anúncio de vagas ocorre na mesma semana em que o governo de Santa Catarina anunciou abertura de 20 leitos de terapia intensiva para crianças e bebês no Estado. As vagas em UTIs buscam amenizar a superlotação dos hospital.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
As inscrições seguem abertas até terça-feira (5). Mais informações podem ser conferidas no edital (clique aqui).
Do total de vagas, 23 são pediatras no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José. A casa de saúde também terá 10 novas vagas de UTI neonatal. O hospital é investigado pelo Ministério Público de Santa Catarina, suspeito de superlotação, sobrecarga da equipe médica e defasagem de equipamentos.
Além disso, um fonaudialógo com especialidade em desenvolvimento infantil e outro pediatra serão contratados pela SES para atuar na Grande Florianópolis – os locais não foram divulgados.
Continua depois da publicidade
Em 16 de junho, o colunista do NSC Total, Raphael Faraco, denunciou a morte de um bebê de dois meses que aguardava um leito de UTI no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Para este hospital, o Estado abriu um leito de UTI neonatal e oito de retaguarda pediátrica.
Além de investigar a morte, o MP apura o caso de outro bebê, que esperou dois dias por um leito de UTI no Hospital Regional de São José.
O movimento do governo do Estado acontece após o decreto de situação de emergência em função da superlotação de UTIs em Santa Catarina. Exceto pela região Sul, todas as regiões catarinenses registraram uma ocupação superior a 90%, com 100% dos leitos de UTIs ocupados no Oeste.
Segundo o governo SC, desde o decreto de emergência, 40 leitos voltados para o tratamento intensivo de bebês e crianças foram abertos, 34 de UTI pediátricos e seis neonatais.
Continua depois da publicidade
Com o novo anúncio, estão previstos 46 leitos de UTI neonatal e três pediátricos. Confira quais hospitais receberam ou irão receber essas unidades.
Leitos previstos para abertura
- Hospital Azambuja, em Brusque: 10 de UTI neonatal/ 2 UTI pediátricos;
- Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul: 4 de UTI neonatal;
- Hospital e Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis: 3 leitos intermediários canguru;
- Hospital Oase, Rio do Sul: 10 de UTI neonatal;
- Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma: 7 de UTI neonatal;
- Hospital Seara do Bem, em Lages: 1 de UTI pediátrica;
- Hospital Regional de Araranguá: 5 de UTI neonatal;
- Hospital Regional de São José, São José: 10 de UTI neonatal.
Já abertos
- Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis: 1 de UTI neonatal e 8 de retaguarda pediátrica;
- Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos: 5 de UTI neonatal;
- Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí: 6 de UTI pediátrica
- Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul: 6 de UTI pediátrica;
- Hospital Seara do Bem, em Lages: 4 de UTI pediátrica;
- Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville: 10 de UTI pediátrica.