
A maratona de debates dos filmes do 41º Festival de Cinema de Gramado teve uma pausa no começo da tarde desta terça-feira por conta de uma boa causa: a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) anunciou para a imprensa que o evento serrano promoverá uma sessão de cinema em Santa Maria para homenagear a cidade. Adherbal Ferreira, presidente da AVTSM, e Sérgio da Silva, diretor de assistência social da associação, informaram que estão em tratativas com a organização do Festival de Gramado para essa exibição em Santa Maria ainda neste semestre.
Continua depois da publicidade
– Eles nos sugeriram três filmes. Não sabemos ainda se vamos exibir um, dois ou mesmo os três filmes. Já temos o local para essa sessão praticamente acertado, é um espaço para 800 pessoas. Vamos levar um pedacinho de Gramado para Santa Maria – disse Adherbal a Zero Hora.
Paulo Mendonça, diretor geral do Canal Brasil, também informou que a emissora pretende colaborar nesse evento:
– Essa tragédia entrou no nosso coração de forma dolorosa. O Canal Brasil coloca à disposição qualquer filme de seu acervo para essa ação.
Na noite de segunda-feira, a AVTSM recebeu a solidariedade de um dos maiores atores do Brasil: Lima Duarte, presente em Gramado para a homenagem aos 30 anos do filme Sargento Getúlio, ganhou um button com o logotipo da entidade, que prendeu na jaqueta, no lado direito do peito.
Continua depois da publicidade
– É uma dor indescritível. Só quem passou por isso pode avaliar quanto sofrimento casou aquele momento para Santa Maria. É uma grande cidade, com uma história muito importante, feita de pessoas mais fortes a cada dia. Vamos lembrar de todos eles que se foram com amor e com afeto. Eu, humildemente, me lembro não só dos que se foram, mas dos que se foram tendo ficado – teria declarado o ator, segundo o site G1.
Para Adherbal, as palavras de Lima – que também gravou um vídeo para a AVTSM – ampliam a divulgação de sua causa:
– Foi bastante emocionante, uma verdadeira bênção termos encontrado o Lima. Ele falou sobre a solidariedade dos artistas, e vimos que não estamos sós. Fomos buscar apoio fora de Santa Maria, porque lá muita gente diz que já se falou demais sobre esse caso. Achávamos que tínhamos muita solidariedade, mas tínhamos era muita curiosidade – desabafou Adherbal.
Em busca de ecoar ainda mais longe essa missão, o empresário que preside a entidade reunindo cerca de 3,2 mil associados disse a ZH que está em contato com associações semelhantes à gaúcha – surgida depois do incêndio de 27 de janeiro na boate Kiss, causando a morte de 242 pessoas e deixando centenas de feridos.
Continua depois da publicidade
– Em outubro, vou aos Estados Unidos participar de um evento em que estarão presentes os representantes das vítimas daquele incêndio em uma boate na cidade americana de West Warwick, em 2003, no qual morreram cem pessoas. Também estamos trocando informações com a associação das vítimas do incêndio da discoteca República Cromañón, em Buenos Aires, onde 194 pessoas morreram em 2004. A ideia é expandirmos nossa causa a nível internacional, para que isso jamais volte acontecer, em nenhum lugar do mundo – disse Adherbal, acrescentando: – Uma tragédia que tirou 242 vidas ficar sem um culpado claro é um absurdo.
>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado
Programação desta terça-feira, no Palácio dos Festivais:
10h – Reprise Mostra Competitiva (longas)
14h – Exibição Filme Infantil: Meu pé de laranja lima
16h – Mostra Cinema Gaúcho: Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Os Irmãos Mai, de Thais Fujinaga
Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Repare Bem, de Maria de Medeiros
21h30 – Homenagem: Entrega do Troféu Cidade de Gramado para Sargento Getúlio
Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Sanã, de Marcos Pimentel
Mostra Competitiva Longas Brasileiros: A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade