Elas eram apenas quatro esferas pálidas sobre um pedestal. Escondidas em um galpão no bairro de Barreiros, em São José. Mas os artistas Rica de Lucca, G.B.A, Cauê Gron e Tim Tchais iniciaram a transformar as quatro bolas gigantes em obras de arte. Com seus sprays, os grafiteiros dão ao elemento mais importante do futebol um pouco mais de inspiração e cor. Mas elas ainda continuarão escondidas, pelo menos até o dia 15 de maio, quando a Ball Parade ganha os shoppings da Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Intervenção artística estará presente em Porto Alegre e Florianópolis
A intervenção artística da Liga do Fanáticos do Grupo RBS convidou os grafiteiros para pintarem as bolas de 1,8 metros de diâmetro e darem a sua expressão ao futebol. Rica de Lucca investiu na energia do gol que une todos independente do time e torcida. G.B.A, nome artístico de Gabriel Bueno, trouxe seu personagem clássico das ruas da cidade para vestir a toca do futebol. Gron resolveu explorar as conexões e troca de informações que a arte e futebol integram. E Tim pinta harmonia, respeito e integração entre sociedade, cidade e arte e esportes.
Sob a luz de cinco lâmpadas fosforescentes, e ao som do estalo das latinhas de spray e as esferas se transformam naquilo que os artistas imaginaram e rascunharam em papeis ou telas. Do dedo indicador de cada um deles jorram cores sobre cores que pintam no futebol a democracia e espírito que a arte do grafite tem nas ruas.
Continua depois da publicidade
– Tanto o futebol quanto o grafite são também expressões de arte. No Brasil, os dois tem uma conexão muito íntima com a rua. São democráticos e acessíveis. São simples – explica Lucca enquanto observa a sua obra de arte.
Tim Tchais
Patrocinador Fiat
Exposição: Shopping Itaguaçu
“A árvores que vocês vão ver no meu grafite é um dos meus traços que mais exploro. Ela é também uma conexão, da terra com suas raízes e o céu com sua copa. No topo, quero dar às folhas uma textura de cérebro. No centro da esfera estará a cidade, a rua, a natureza e a energia. Uma ideia de transitar de forma harmônica, com fair-play e respeitos às diferenças de torcida e raciocínio.”
G.B.A
Patrocinador Pepsi
Local de Exposição: Floripa Shopping
“Esse personagem já é característico do meu trabalho nas ruas e agora trouxe ele para cá com um ar mais misterioso e alegre. Aproveitei a própria característica da esfera para deixá-lo gigante. Um gigante no meio do shopping vestido na cabeça com um toca de futebol. Espero que achem divertido essa ‘cabeça’ imensa e simpática estacionada, e que as pessoas se sintam convidadas a interagir com a esfera, seja com fotos, ou brincadeiras”
Continua depois da publicidade
Cauê Gron
Patrocinador GVT
Local da Exposição: Shopping Iguatemi
“A arte são dois personagens envoltos por objetos abstratos, que também são parte da sua identidade. Essas partes se desprendem das suas faces e se conectam aos outros em uma rede. Somos todos usuários que vivem em esfera, mas estamos cercados de outras formas com as quais precisamos nos conectar. Isso forma uma integração entre todas as partes”
Rica de Lucca
Patrocinador Santander
Local de Exposição: Beiramar Shopping
“Eu tentei retratar a emoção do momento do gol, que une todos na emoção, não importa o time. Nesse momento todos são iguais. Por isso bastante cor vermelha e outras cores vibrantes. Claro que também dei um tom de Brasil com um pouco mais de verde e amarelo, mas essa emoção é comum e única, não importa o país.”