O desenvolvedor web Marcelo Matos de Sá, 37 anos, acorda, toma café, liga o computador: está na sala de aula. Aluno do bacharelado em Desenvolvimento Rural, uma das duas graduações oferecidas no modelo de ensino a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sá tem uma agenda de estudos diferente a cada dia. Dedica cerca de 20 horas semanais à UFRGS, mas distribui os horários de acordo com sua demanda de trabalho. Ele experimentou cursar o Ensino Superior de maneira presencial, mas encontrou no EAD o sistema que mais se enquadra às suas necessidades. Pelo mesmo método, ele também cursa a licenciatura em História na Ulbra.

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— Para quem trabalha, estudar à noite acaba sendo muito desgastante. No ensino a distância, me dedico tanto ou até mais do que o necessário presencialmente. Quem escolhe o EAD porque acha que vai estudar menos, lamento, mas você vai estudar até mais — afirma Sá.

Por trabalhar como autônomo, o desenvolvedor web precisa de flexibilidade. Para ele, este é um dos principais atrativos do EAD.

— O ambiente virtual de estudos está sempre disponível. Eu consigo preencher meus espaços entre o trabalho e os estudos, tanto que estou conseguindo cursar duas graduações — afirma ele, que também se programa para os encontros presenciais, nos polos da UFRGS, em Santo Antônio da Patrulha, e da Ulbra, em Canoas.

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Com a experiência de quem frequentou salas de aula no modelo convencional de Ensino Superior, Sá avalia que o modelo a distância supre todas as necessidades do aluno. As dúvidas surgidas durante o processo de aprendizagem são rapidamente esclarecidas no fórum do ambiente virtual, que ele acessa pelo menos duas vezes por dia.

As questões são prontamente compartilhadas e solucionadas com os tutores e com os colegas. A interação acaba aproximando a turma, ainda que ela não se veja todos os dias. Nos encontros presenciais, é como se todo mundo já se conhecesse.

Aí está uma das coisas de que o estudante sente falta na rotina de ir à faculdade com mais frequência: a socialização com os colegas de curso. Ele é o único aluno do Desenvolvimento Rural que mora em Porto Alegre. O restante da turma está espalhado por diferentes regiões — o curso tem polos em 12 cidades.

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— Para combinar um encontro, mesmo que seja um churrasco de final de ano, é mais complicado. No ano passado, fizemos um em Santo Antônio da Patrulha. Vieram colegas de todo o Estado, todos muito satisfeitos com o curso — comenta.

Turbine o desempenho

Organize um local com estrutura física necessária para realizar o curso, com computador, acesso à internet e ambiente propício aos estudos.

Defina um horário de estudos considerando que a dedicação exigida a cursos de EAD é a mesma do ensino presencial. Se você não vive sozinho, avise família e amigos que está estudando.

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Ao receber as tarefas, crie uma rotina de estudos. Se você deixar acumular conteúdo, vai ser difícil se recuperar a tempo.

A regularidade dos estudos é fundamental. Não deixe para estudar apenas antes das provas.

Interaja no ambiente virtual. O debate com os colegas e com os tutores ajuda a fixar o conteúdo estudado e cria proximidade com o grupo.