A presidente da Petrobras, Graça Foster, garantiu nesta quarta-feira, que o caixa da estatal está “muito bem” e pode pagar os R$ 6 bilhões de bônus da área de Libra sem ajuda do Tesouro Nacional e sem reajuste dos combustíveis. Após encontro de mais de três horas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, Graça Foster, disse que o único assunto foi “nada mais, nada menos que Libra”.

Continua depois da publicidade

– Temos alguns planos de desenvolvimento, uma série de atividades que queremos antecipar para que a gente possa produzir esse óleo da forma mais organizada possível, no menor espaço de tempo e no menor custo – explicou.

Segundo ela, o plano de negócios da empresa este ano seguirá como previsto, mas ainda será lançado um novo para 2014. No entanto, a executiva antecipou que os investimentos iniciais não são de grande volume.

– Só digo para vocês que nos primeiros 2 ou 3 anos, os investimentos de Libra não são expressivos e que a nossa produção começa a aumentar no quarto trimestre -.

Quem produz mais petróleo, produz mais geração operacional e precisa buscar menos recurso no mercado, disse. Segundo Graça, para 2014 a Petrobras tem atividades relacionadas ao plano exploratório mínimo e investimentos muito pequenos.

Continua depois da publicidade

Veja um mapa da área de Libra, na região do pré-sal: