Representantes do governo do Estado e do Departamento Estadual de Infra-estrutura (Deinfra) apresentaram ao prefeito da Capital, Dário Berger, os primeiros estudos sobre a demanda e o possível trajeto de um metrô de superfície a ser implantado em Florianópolis.

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Segundo os estudos, apresentados na terça-feira, dois trajetos já se apresentaram como viáveis, pois teriam demanda acima de 1.500 passageiros por hora. O primeiro seria da Praia Comprida, em São José, até o Centro da Capital. O segundo sairia de Barreiros, em São José, também para o Centro.

De acordo com o presidente do Deinfra, Romualdo França, o trecho de oito quilômetros entre Barreiros e o Centro foi definido como prioritário. O metrô deverá passar pela ponte Hercílio Luz, cuja recuperação deve ser finalizada em 2010. A idéia é que este primeiro trecho seja inaugurado juntamente com a ponte, que também seria utilizada por pedestres e ciclistas.

– Ficou definido como trecho prioritário de Barreiros até o Centro para poder desafogar o tráfego na região e implantar uma conexão de transporte de ônibus com a de metrô – explicou.

Para isso, será preciso ainda definir o ponto de início da linha.

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– Precisamos identificar onde seria garagem em Barreiros, e onde integraria o metrô com o sistema de transporte coletivo. O trajeto depende de estudo ambiental, adequação urbana, desapropriações – disse Romualdo.

O objetivo do Deinfra é finalizar a contratação do projeto até junho e em seguida elaborar o processo de licitação para as obras. O investimento total seria de R$ 200 a 250 milhões.

Os passos seguintes incluem também uma exposição do projeto para a Câmara de Vereadores e uma audiência pública.