Nesta quinta-feira, o governo do estado vai lançar um edital para a construção de um novo elevado na SC-401, em Florianópolis. A obra será feita no fim da rodovia, onde hoje existe um trevo que dá acesso a Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Jurerê Tradicional.
Continua depois da publicidade
O investimento estimado é de R$ 12 milhões e deve amenizar os problemas de mobilidade da região. O secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini, explica que o governo fez estudos de mobilidade na região e constatou que os congestionamentos no local acontecem por causa da rótula que existe hoje no fim da rodovia. O elevado também deve melhorar o acesso ao Sapiens Park – parque de tecnologia – e ao Centro de Eventos do Norte da Ilha.
A construção inicia imediatamente após o fim do processo licitatório, que Cobalchini acredita terminar em fevereiro. Depois são mais oito meses de obras. Com estes prazos, é possível que o elevado fique pronto até o início da temporada de verão 2014/2015.
– Se a licitação não tiver embargos judiciais e a empresa contratada for boa, acabamos antes do verão – afirma o secretário.
Continua depois da publicidade
Cobalchini explica que o objetivo do elevado é acabar com as filas da região. A obra deve atender o atual fluxo de 30 mil veículos diários que passam pelo local, mais a demanda extra da temporada:
– A obra é para os moradores, mas também para os turistas. Queremos que os visitantes tenham tempo para curtir a cidade e não fiquem presos no trânsito – diz Cobalchini.
Todo o custeio da obra deve vir do Pacto Por Santa Catarina, através de um financiamento feito com o Banco do Brasil.
Continua depois da publicidade
O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) teve participação na construção do projeto que foi pago pelo governo estadual.