O republicano Donald Trump foi o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a democrata Hillary Clinton na eleição de 2016. Com polêmicas relacionadas à política externa e à imigração, seu mandato durou de janeiro de 2017 ao mesmo mês de 2021. O político não conseguiu a reeleição naquele ano, mas volta a disputar a vaga na Casa Branca em 2024 contra Kamala Harris. Relembre, nesta matéria, os principais acontecimentos do governo do governo Trump. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Imigração

Donald Trump sempre deixou clara sua posição sobre questões migratórias. Durante seu mandato, adotou uma postura de “tolerância zero” contra imigrantes ilegais. Barrou a entrada de estrangeiros vindos de países como Irã, Síria, Sudão e Líbia. 

Outra medida polêmica foi a construção de um muro na fronteira com o México, com o objetivo de impedir cruzamentos ilegais. 

Política externa

Em 2016, Trump adotou o slogan America First (A América Primeiro, em português), frase que ainda mantém na sua campanha, ligada a uma política mais isolacionista. Basicamente, quer dizer que deve-se deixar de lado o globalismo e “abraçar o patriotismo”. 

Continua depois da publicidade

Ainda na política externa, uma das ações mais relevantes ocorreu em 2018. Naquele ano, o governo Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel e transferiu a embaixada norte-americana de Tel Aviv para a cidade marcada por conflitos entre israelenses e palestinos.

Acordo de Paris 

Trump tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris logo no primeiro ano de mandato. O tratado, assinado por 195 países, tem como objetivo adotar ações para reduzir os efeitos do aquecimento global. 

A medida reforçou o posicionamento contrário do chefe de Estado ao que os cientistas apontam sobre o tema. 

Covid-19

A pandemia de Covid-19 foi outro momento importante enfrentado pelo Governo Trump. À época, o ex-presidente foi duramente criticado por não tomar medidas no enfrentamento da doença e sugerir tratamentos ineficazes. 

Continua depois da publicidade

Falas polêmicas marcaram o período. Por diversas vezes, o então presidente se referiu a SARS-CoV-2 como “vírus chinês”. 

Invasão ao Capitólio

Um dos últimos momentos marcantes do Governo Trump foi a transição. Após a confirmação da vitória do democrata Joe Biden, apoiadores do partido Republicano invadiram o Capitólio, conhecido como “símbolo do poder” dos EUA. 

A invasão ocorreu no dia 6 de janeiro de 2021, poucos dias antes do fim do seu mandato. Desde que perdeu as eleições, Donald Trump tinha sugerido que houve fraude e pediu a recontagem dos votos, o que não foi feito. 

Leia mais

Relembre as declarações mais polêmicas de Donald Trump

Eleições EUA 2024: como estão as pesquisas de intenção de voto

Eleições EUA: Quantos delegados tem cada estado?