O governo do Estado afirmou que irá "correr atrás" do prazo final para a entrega da obra de acesso ao aeroporto de Florianópolis, previsto para outubro deste ano. Em entrevista à NSC TV nesta quinta-feira (14), o secretário de Infraestrutura ressaltou que a obra de acesso deverá ser finalizada na data prevista.

Continua depois da publicidade

— Nosso prazo é outubro, a gente vai correr atrás desse prazo e se pudermos antecipar, será antecipado. Tivemos uma grande vitória nas semanas passadas com a liberação de um trecho grande de frente de trabalho por força de liberação da desapropriação. Ainda temos uma ponta lutando com a desapropriação, mas ontem o governador já colocou a Procuradoria Geral à disposição para resolver esse problema, então nós tivemos um reforço jurídico — afirmou.

As obras de acesso ao aeroporto e a construção do novo terminal de passageiros estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e pela Floripa Airport, empresa concessionária do aeroporto, respectivamente.

Nesta quinta-feira à tarde, a Floripa Airport se manifestou sobre o assunto em nota oficial. Disse que "para minimizar o impacto que a inauguração do novo terminal teria, sem a via de acesso, no tráfego do Sul da Ilha e, potencialmente, nas operações aeroportuárias, a Floripa Airport definiu, em cooperação com o governo de Santa Catarina, que a data de abertura do novo terminal será 1° de outubro de 2019".

Obra do aeroporto está mais da metade finalizada

O novo terminal está 60% concluído conforme cronograma apresentado pela Floripa Airport, concessionária do aeroporto Hercílio Luz, em reunião realizada nesta quarta-feira (13) na Casa d'Agronômica. Na ocasião, estiveram presente o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, e o CEO da Floripa Airport, Tobias Markert.

Continua depois da publicidade

— O governador reforçou que será dedicada toda a agilidade possível para que as obras de acesso ao novo terminal sejam entregues na data de inauguração, prevista, pela concessionária, para outubro desse ano — afirmou o Governo do Estado por meio de nota.

Histórico

O contrato assinado entre a empresa Floripa Airport, concessionários do aeroporto, e o Governo do Estado previa que tanto o novo terminal quanto o acesso seriam entregues até o mês de outubro de 2019.

A obra de construção do novo aeroporto teve início em janeiro de 2018. Ainda no ano passado, a empresa chegou a afirmar que a obra poderia ser finalizada com dois meses de antecedência, no mês de agosto.

Em janeiro de 2019, a concessionária já havia adiantado que até o fim daquele mês 60% do total da obra seria concluído. A afirmação foi feita na Conferência de Slots, realizada no dia 22 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Já as obras de acesso, executadas pelo Governo do Estado, tiveram início em 2015. Em entrevista a NSC TV no dia 10 de janeiro, o novo secretário de Infraestrutura Carlos Hessler afirmou que o Estado faria o possível para atender o prazo.

— É sempre importante colocar que o cronograma elaborado e inicialmente acordado para esta obra era o final do ano. E a iniciativa privada, com seu meios e facilidades não atreladas a nossa máquina administrativa e a nossa legislação, conseguiram antecipar. Nós vamos fazer o possível para também atendermos isso.

Após a declaração do secretário, a Floripa Airport emitiu uma nota ressaltando a importância do novo acesso e pedindo "prioridade total por parte do Poder Público". A empresa ainda lembrou que o acesso é um projeto de 2008 e está em construção desde 2015.

— Segundo o contrato de concessão, o acesso rodoviário ao aeroporto tem que estar pronto até a inauguração do novo terminal, previsto para até outubro de 2019, quando estará pronto para operar. Portanto a conclusão em data anterior está de acordo com contrato — afirmou na ocasião.

Continua depois da publicidade