O Ministério do Turismo lança hoje, em Florianópolis, a segunda edição do programa Viaja Mais Melhor Idade, que oferece pacotes de viagem e serviços com pelo menos 20% de desconto para quem tem mais de 60 anos. A intenção é alcançar dois objetivos ao mesmo tempo: incentivar o idoso a ter uma vida mais ativa e movimentar toda a cadeia turística brasileira, especialmente em períodos de baixa temporada.

Continua depois da publicidade

O lançamento será às 10h na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis. Operadoras de turismo e outras empresas do setor, como a rede hoteleira, podem cadastrar suas ofertas com no mínimo 20% de desconto no site do programa (www.viajamais.gov.br).

A compra não é feita pelo site, que funciona apenas como uma vitrine de ofertas. O interessado em determinado produto deve entrar em contato com a empresa e fechar a compra. Todas as passagens e pacotes são para destinos turísticos no Brasil.

Clientes do Banco do Brasil e da Caixa também têm a opção de parcelar a viagem em 48 vezes. A Caixa lançou o Cartão Turismo, que funciona como um cartão de crédito tradicional, mas com menores taxas de juros e de anuidade. Outro benefício do Viaja Mais é a possibilidade de estender a oferta com desconto para um acompanhante.

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, que estará em Florianópolis para o lançamento, explica as motivações do programa destacando que o número de idosos no Brasil corresponde a 12,1% da população hoje, um total de 23,5 milhões de pessoas, segundo o IBGE.

Continua depois da publicidade

– Trata-se de uma população crescente. Até 2.050 o número de idosos deverá dobrar. E são pessoas com um padrão de renda que permite a atividade turística e que têm flexibilidade para viajar em períodos de baixa estação – analisa.

Para o secretário, Santa Catarina é o Estado que melhor poderá aproveitar o programa. Lummertz entende que o governo estadual deve se empenhar para resolver o problema da sazonalidade no turismo, que atinge tanto o interior quanto o Litoral catarinense, e que o Viaja Mais Melhor Idade é uma ótima oportunidade de ação coletiva.

Valdir Walendowsky, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, afirma que o governo está fazendo a sua parte na promoção do programa mobilizando todo o trade turístico catarinense a participar da iniciativa. Segundo ele, uma grande vantagem para as operadoras de turismo será poder contar com a divulgação dos governos estadual e federal das suas ofertas. Ele observa, contudo, que a adesão ao projeto está nas mãos das empresas de turismo.

Andres Schulz, gerente comercial da agência catarinense Mark Tur, especializada na terceira idade, afirma que a grande vantagem de trabalhar com este público é a fidelidade do cliente. Segundo ele, são turistas exigentes, mas que se satisfeitos com o serviço, voltam à agência com frequência, até mesmo todo ano.

Continua depois da publicidade

País precisa melhorar recepção de turistas

Com 71 anos, a funcionária pública aposentada Maria Ieda de Medeiros já visitou 30 países, todos depois dos 50 anos de idade. Ela, que diz ter um espírito aventureiro, tem viajado quase todo ano, sempre com grupos de excursão.

No Brasil, Ieda já fez duas longas viagens, uma delas de navio por toda a costa. A aposentada acha importante viajar nos próprio país e diz que atualmente só vai para o Exterior porque antes conheceu o Brasil. Com conhecimento de causa, Ieda afirma que a recepção do turista no país ainda precisa melhorar.

– Vejo que o turista é explorado. Sempre que um ônibus de excursão chega aos lugares, os preços aumentam. Devia haver uma preocupação quanto a isso. Nós viajamos porque gostamos e não queremos ser explorados – pontua.

Como funciona:

– Operadoras de turismo podem cadastrar suas ofertas com no mínimo 20% de desconto no site www.viajamais.gov.br

Continua depois da publicidade

– O interessado deverá fechar a compra com a operadora cadastrada.