O governo federal lançou nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas de até R$ 200 o trecho. A primeira fase é focada somente em aposentados, independente da faixa de renda.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
Para ter direito a participar, a pessoa precisa estar há pelo menos um ano sem comprar passagens aéreas em seu nome. A medida, segundo o governo, visa “permitir que mais brasileiros, especialmente novos usuários, tenham acesso ao mercado aéreo do Brasil”.
Nevoeiro fecha Aeroporto de Florianópolis e voos são cancelados
Inicialmente, o governo previa que o público do programa seria mais amplo e também incluiria alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – de bolsas universitárias para alunos de baixa renda. De acordo com auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o público deve ser ampliado quando o programa se consolidar.
Continua depois da publicidade
No primeiro ano, devem ser colocados à venda 3 milhões de bilhetes. As passagens serão subsidiadas em uma parceria do governo com as companhias aéreas. Potencialmente, até 23 milhões de aposentados poderão buscar passagens aéreas pelo programa.
Como fazer o cadastro
Para usar o benefício, as pessoas deverão acessar o site do Voa Brasil e fazer login com o cadastro do gov.br. Com base nessas informações, o sistema já sabe se a pessoa viajou de avião ou não no último ano.
Quando encontrar uma passagem que deseja, o aposentado será redirecionado pelo portal para o site da própria companhia aérea, já na parte para finalizar a compra. Essa foi uma forma encontrada para dar mais segurança e evitar que essas pessoas sejam vítimas de golpes. Cada aposentado do INSS terá direito a adquirir duas passagens (dois trechos).
Leia também
Receita abre nesta quarta consulta do 3° lote de restituição do Imposto de Renda 2024
“Taxa das blusinhas” começa a ser cobrada por varejistas internacionais no sábado
Investimento bilionário fará portos de Santa Catarina superarem Santos