O governo catarinense lançou nesta manhã, em cerimônia na Casa d’Agronômica, os editais de licitação para a obra viária que servirá de novo acesso ao Sul da Ilha e que é um pré-requisito para o funcionamento do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.
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O lançamento foi feito com seis meses de atraso – a previsão inicial do governo era de fazer este lançamento em meados de setembro. Os atrasos foram causados por ajustes necessários no projeto, após avaliação e sugestões de mudanças no documento original por parte do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
As mudanças vão diminuir o impacto ambiental na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, que será cortada por parte da obra.
Para não atrasar ainda mais o processo, o governo escolheu dividir a obra em três partes. As duas primeiras tiveram o edital lançado hoje. A terceira, que envolve a melhoria da ponte sobre o Rio Tavares e a execução de alguns viadutos, ainda terá que ser licitada.
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A execução da obra viária, sem o terceiro lote, está orçada em R$ 65,7 milhões. O projeto vai duplicar uma parte da Avenida Diomício de Freitas e criar um novo caminho para a futura estrutura do aeroporto.
Os dois lotes em fase de licitação tem uma extensão total de 8,73 quilômetros, com o primeiro trecho, de 3,8 quilômetros, feito em pista duplicada, entre o trevo da Seta e o acesso ao Bairro Carianos, e o restante do trajeto até o novo terminal do aeroporto em pista simples.
Além dos R$ 65,7 milhões, o governo prevê gastar até R$ 20 milhões adicionais com os terrenos que ainda precisam ser desapropriados na região. Aberto para empresas e consórcios nacionais, o edital tem o prazo de 45 dias para as propostas.
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Se nenhuma empresa apresentar recursos contra a divulgação da lista inicial das concorrentes, a ordem de serviço para o início das obras poderá sair em 60 dias.
A Fatma continua analisando os pedidos de licenças ambientais de instalação (LAIs) para os dois primeiros lotes da obra. Estas licenças são necessárias para que as obras possam começar.
Enquanto isso, o primeiro edital da obra de ampliação do aeroporto, lançado em setembro de 2011, ainda não apresentou o consórcio vencedor. Isso porque os concorrentes na licitação entraram com recursos que ainda estão em fase de avaliação.
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Confira o mapa com as mudanças
