O governo de Santa Catarina abriu inscrições para projetos interessados em receberem recursos pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), uma iniciativa estadual equivalente à Lei Rouanet, o programa federal de incentivo à cultura com recursos privados por meio de renúncia fiscal. No caso catarinense, o PIC é de responsabilidade da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), sob gestão Jorginho Melo (PL), e poderá viabilizar o aporte de até R$ 75 milhões ao longo deste ano para os contemplados.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A iniciativa estadual funciona da seguinte maneira: um produtor cultural interessado em obter patrocínio via PIC registra o seu projeto por meio da Plataforma Prosas, para ser analisado por uma comissão especializada da FCC; se contemplado, ele recebe então uma autorização de captação de recursos; a partir disso, o projeto precisa encontrar uma empresa contribuinte de ICMS interessada em patrociná-lo de fato, que, em troca, terá um igual valor abatido do imposto que pagaria aos cofres estaduais.

— Essa iniciativa, com recursos provenientes de dedução de impostos, possibilita a realização de projetos culturais em todo o estado de Santa Catarina, e isso engrandece a nossa cultura — disse o presidente da FCC, Rafael Nogueira, conforme divulgado pela gestão estadual.

A tramitação de cada projeto até o momento do repasse da verba por um empresa contribuinte ao produtor cultural precisa atender a todo um regramento. A lei estadual nº 17.762, de 2019, estabelece os critérios para que uma iniciativa obtenha a autorização de captação.

Continua depois da publicidade

Também em atendimento à legislação, a empresa interessada em apoiar um projeto cultural precisa ter obrigações fiscais em dias, ter sede em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), do portal da Secretaria de Estado da Fazenda.

O montante previsto para a “Lei Rouanet catarinense” em 2023 também segue à risca a legislação vigente, que estabelece a autorização de valor correspondente a até 0,5% do que o estado arrecadou com ICMS no ano fiscal anterior.

A FCC disponibiliza um manual para interessados em participar do PIC e também tira dúvidas sobre o programa de incentivo a partir de um e-mail (pic@fcc.sc.gov.br).

Leia mais

Única representante de SC em grupo que combate discurso de ódio defende regulação da internet

Continua depois da publicidade

Preso por trabalho escravo no RS já foi investigado em SC: “Éramos absolutamente nada”, diz vítima