O Ministério do Trabalho do Japão anunciou hoje que introduzirá, antes do fim do ano, um programa de empréstimos voltado a ajudar os trabalhadores que perderam o emprego e suas casas devido à crise econômica, segundo a agência de notícias Kyodo. A medida é revelada em um momento em que um grande número de trabalhadores temporários perdeu os empregos e as casas fornecidas por suas companhias no Japão, devido à difícil situação econômica gerada pela crise global.
Continua depois da publicidade
Segundo o ministério, todos os que tiverem perdido seus empregos e suas casas associadas a seus contratos podem pedir este tipo de empréstimos. Para ajudar os desempregados a pagar o depósito necessário para o aluguel de uma casa no Japão, o governo destinará um máximo de 500 mil ienes (US$ 5.530) por pessoa. Por outro lado, os trabalhadores que não estiverem recebendo seguro-desemprego poderão pedir um empréstimo mensal de 60 mil ienes (US$ 664), durante seis meses.
Para financiar os custos de vida e de busca de emprego, o ministério emprestará até um milhão de ienes. O governo anunciou ainda que, a partir de segunda-feira, 187 agências públicas de emprego começarão a oferecer serviços de consultas para as pessoas que perderam seus trabalhos e suas casas.
Entenda a crise
Continua depois da publicidade