O governo israelense nomeou neste domingo Avigdor Lieberman como seu ministro das Relações Exteriores, depois de ele ter renunciado ao mesmo cargo para enfrentar um julgamento por fraude e abuso de confiança, no qual foi absolvido há alguns dias.
Continua depois da publicidade
– Lieberman foi nomeado ministro das Relações Exteriores no conselho de ministros e sua indicação se tornará efetiva depois de prestar juramento ante o Knesset (Parlamento) na segunda-feira – anunciou um porta-voz de Lieberman.
Lieberman havia renunciado ao seu cargo de ministro no dia 14 de dezembro de 2012, um dia após ser acusado, com a esperança de ser absolvido rapidamente.
O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, havia reservado a ele a pasta de Relações Exteriores para o caso de ser absolvido.
Segundo os comentaristas, o retorno de Lieberman ao estratégico cargo de chanceler constitui um duro golpe para o secretário americano de Estado John Kerry, que tenta salvar as negociações entre Israel e a Autoridade Palestina, atualmente estancadas.
Continua depois da publicidade
Lieberman, conhecido por suas declarações polêmicas, não acredita na possibilidade de um acordo com os palestinos e rejeita que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, seja o interlocutor nas negociações.