A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade cobrou da Cejen Engenharia, empresa que faz a manutenção das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis, um plantão 24 horas para atendimento e solução de problemas que surgirem nas estruturas, como o que aconteceu no último sábado (6) na junta de dilatação. As equipes começaram esse trabalho nesta terça-feira (09). Os técnicos ficam na cabeceira continental com equipamentos e insumos para correções com solda, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O governo espera reduzir o tempo resposta em caso de novos problemas. A ação faz parte do plano de monitoramento de pronta resposta. O secretário-adjunto, Thiago Vieira, disse que um canal de comunicação também foi criado.
— A gente criou um canal de comunicação direta com a polícia militar e com o serviço do guincho 24 horas de maneira que diminua o que a gente chama de resposta de conhecimento do problema — afirmou.
Vieira também destacou que técnicos verificaram todas as juntas. A única que ainda apresenta risco é a que recebeu, de novo, a solução paliativa no último sábado. Por isso, técnicos fizeram um trabalho de manutenção nesta terça.
— Ainda não há como comparar a solução paliativa com a solução definitiva. Então a gente vai fazer de tempos em tempos intervenções para garantir. Hoje, nós estamos com o risco sobre controle — contou.
Continua depois da publicidade
Hoje, nós estamos com o risco sob controle" Secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira
Punição
O Governo de SC autuou nesta terça-feira a Cejen Engenharia. O valor da possível multa não foi divulgado porque a empresa tem cinco dias úteis para apresentar sua defesa. O cronograma de trabalho não foi respeitado e o início da manutenção das pontes, que aconteceu em abril, previa uma intervenção nas juntas de dilatação em junho, de acordo com a secretaria de infraestrutura.
Para a solução efetiva é necessária a troca dos parafusos da mesma peça que apresentou problema em fevereiro. Segundo o Estado, eles foram comprados pela Cejen em maio e a previsão de chegada é no dia 22 de julho.
