O novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, ficará pronto no dia 1º de outubro, mas para que ele comece a operar, pelo menos parte do novo acesso ao terminal tem que estar funcionando. A promessa do governo de Santa Catarina é que isso ocorra, mas apenas com metade das pistas prometidas.

Continua depois da publicidade

— Vamos entregar a obra: 100% no ano que vem, e para funcionamento do aeroporto, em 50% de sua capacidade. Se escolheu aquele traçado, nós temos que concluir a obra. A promessa é de entregar a via pronta em outubro, mas com a capacidade pela metade, uma pista de ida e uma de volta — comenta o governador de SC, Carlos Moisés.

Um dos principais empecilhos para a conclusão da obra são as desapropriações das casas e terrenos. De 38 desapropriações, cinco impedem traçado do acesso ao aeroporto de Florianópolis.

— Essa obra não começou esse ano, ela já tem alguns anos e houve dificuldade na desapropriação. O governo tem reservado os valores para realizar as indenizações prévias. Onde não houve concordância, houve judicialização — afirma Carlos Moisés.

Ouça a entrevista com Carlos Moisés

Continua depois da publicidade