As autoridades francesas intensificaram as verificações sobre a multiplicação de contas falsas nas redes sociais, as quais teriam o objetivo de amplificar a contestação do movimento dos “coletes amarelos” – disseram no sábado (8) fontes ligadas à investigação.

Continua depois da publicidade

Segundo o jornal britânico “The Times”, existem centenas de contas falsas alimentadas pela Rússia que buscam gerar uma maior repercussão dos protestos dos “coletes amarelos”.

Os serviços de Inteligência franceses estão atentos à manipulação de informação, mas ainda é muito cedo para se pronunciar sobre a matéria publicada pelo “Times”, disse uma fonte próxima.

É uma questão que requer investigações complexas e pesadas, completou.

Continua depois da publicidade

De acordo com a mesma fonte, a Secretaria Geral de Defesa e Segurança Nacional é responsável por coordenar as verificações.

Segundo “The Times”, que cita análises feitas pela empresa de cibersegurança New Knowledge, cerca de 200 contas do Twitter divulgam fotos e vídeos de pessoas gravemente feridas pela polícia, que seriam “coletes amarelos”, mas as imagens remontam, na verdade, a acontecimentos que não têm a ver com os protestos registrados na França nas últimas semanas.

* AFP